ADEUS ANO VELHO...

ADEUS ANO VELHO... © AFDupré. 29 Nov 2014

Sábado, 27 dezembro 2014

Final das festas Natalinas, presentes ainda espalhados pelos cômodos.

Preparação para o réveillon. Aproxima-se um novo ano.

Dentro em breve fogos de artifício irão espoucar noite adentro iluminando a orla de Copacabana na sua tradicional queima de fogos na virada do ano.

A famosa árvore de Natal da lagoa com seus enfeites e efeitos de luzes continua deslumbrante.

- Adeus ano velho. Feliz 2015!

Tomara que seja melhor. Nunca vi nos meus 76 anos de existência tamanha seca!

Quase não chove. Os rios estão secando. Falta d'água. Os níveis dos reservatórios estão muito abaixo do limite mínimo necessário a produção de energia e água potável. Consequentemente, crise de energia elétrica. Racionamento do consumo d'água à vista. A seca afeta, ademais, a produção de alimentos Baixa produção igual a carência de oferta, igual a carestia. Oh Deus!

Mudança de lua. Oscilação grande no nível das águas do oceano. É a maré de sizígia, quando na preamar as águas do oceano atingem alturas elevadas e, por outro lado na baixa-mar recuam uma grande distância.

Caminho tranquilamente pela orla do Leblon na altura do posto 11. Eis que, de repente, observo a água se afastando rapidamente da praia. Jamais vi nada igual. As pessoas estão perplexas observando.

Dirijo-me assustado em direção à lagoa Rodrigo de Freitas pelo canal do Jardim de Alah já transformado num regato por onde corre um filete de água.

Corro e chego a lagoa. Lagoa? Não existe mais. Toda a água havia sido puxada pela força da maré vazante. Só restava um pântano lodoso atulhado de resíduos de toda natureza, inclusive esqueletos humanos! Móveis recipientes de plástico, vidros, roupas, calçados, pneus, entulho de obras etc. Até um veículo está lá . Os peixes asfixiados pulam agonizantes até a morte sobre este "lixão".

As pessoas gritam e correm em pânico.

Retorno correndo em direção ao mar. Embarcações encalhadas., "lixão" Animais marinhos agonizantes. Cagarras já não mais está cercada de água. Igualmente Comprida, Baleia, Solteira e outras não são mais ilhas. Pânico! Onde está o mar? Onde está a água do planeta terra? Cataclismo? Apocalipse?

Oh Deus, 2015 virá?

Adeus 2014.

Adeus ano velho!

AFDupré
Enviado por AFDupré em 05/11/2020
Código do texto: T7104682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.