Dia Nacional da Língua Portuguesa

Quinta língua mais falada no planeta, a Língua Portuguesa é utilizada em nove países, sendo o Brasil o mais populoso. Assim, é aqui onde mais se fala o idioma português. Em homenagem a Rui Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, a data foi, certamente, um tributo àquele que foi considerado o "Mestre da Oratória", ao menos em sua época. Se hoje foge aos padrões da comunicação moderna, em seu tempo ninguém igualou-se ao "Águia de Haia", o tribuno por excelência do nosso país.

Desnecessário se torna enfileirar os nomes dos mais renomados escritores do Brasil, que muito dignificam o nosso idioma, através de suas grandiosas obras clássicas da literatura nacional. Entretanto, apenas "puxando a brasa para a nossa sardinha", convém citar os alagoanos Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Guimarães Passos, Costa Rego e por que não lembrar o nome do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, que virou sinônimo de dicionário?

Mesmo antes de morar em Alagoas, costumava ouvir dos colegas e professores: "na dúvida, consulte o Aurélio". E, ainda hoje, mesmo contando com o Google, vejo filhos e netos com o "Aurélio" em suas estantes.

A todos os Recantistas, aqueles que sempre valorizam o nosso rico idioma português, deixo aqui os meus sinceros parabéns pela forma como se expressam, graças a este idioma, cujo vocabulário nos permite exteriorizar os mais elevados sentimentos. Costumam dizer que é o único idioma que melhor expressa "SAUDADE". Assim, finalizo com esta trova que não é minha, por isso vai entre aspas, também dispensando o nome do autor: "Saudade mata é verdade / mas dessa morte me esquivo / como morrer de saudade / se de saudade é que vivo?"/

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 05/11/2020
Código do texto: T7105031
Classificação de conteúdo: seguro