A CRITICA. O PENSAMENTO.

Ao debater com pagãos uso a razão, com judeus o antigo testamento, com hereges toda a escritura. Escolástica.

Com idiotas a idiotia. Retórica dirigida a bandidos. Esculacho.

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la. Escolástica.

O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade.

Ninguém dá um passo a frente sendo homem de um livro só; ou de muitos copiados. O pensamento é raiz, flores e frutos.

Não basta ter olhos abertos, é preciso enxergar. Ninguém vê toda a floresta mirando só uma árvore.

Não suba a lugares que não pode alcançar, fique na altura alcançada, para que a queda não traga total perda da pouca altura atingida.

Silêncio quando a disfunção é ilimitada. Nossos limites devem ser conhecidos.

Não fale sobre o que desconhece. Mostra a altura do rodapé que a compreensão alcançou. Sai do razoável que se manifesta do passo certo para o ridículo.

Pense que se amando pode amar, seja você mesmo, o homem necessita de plateia, mas que seja de qualidade, como um teatro da Broadway, um Metropolitan ou Gare Dorsay, ou os museus Ufisi ou do Vaticano. Plateias pobres de percepção, embora sem culpas, não trazem a grande evolução do mundo pelo mais relevante processo da humanidade pelo qual ela caminha, A CRITICA.

Pelo Amor se revoga um mundo conturbado e se cria um novo mundo.

"Amai ao próximo como a si mesmo." Nada além do CRISTO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/11/2020
Reeditado em 06/11/2020
Código do texto: T7105280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.