TRATADO GERAL SOBRE VIOLÊNCIA

Tratado Geral sobre Violência. ©afdupré jul 2013

-Violência, Substantivo Abstrato –

Tão em voga ela está.

Saberá alguém, objetivamente definir violência?

Com certeza ela é abstrata. Tão abstrata quanto segurança, quanto paz, quanto amor e outros tantos sentimentos!

Por vezes é confundida com barbárie, com crueldade!

Em dado momento, porém, torna-se concreta, materializa-se. Causa comoção, mais ou menos efêmera, em razão da sua motivação, dos seus efeitos, do "status" mesmo das suas vítimas.

Aí, é combatida, como ferrenho inimigo, pertinaz adversário. Há de ser derrotada, custe o que custar. Com ou sem violência. Olho por olho, dente por dente, quiçá?

Senão a essência, ela é inerente ao Universo e não apenas ao mundo animal. O "big-bang" não teria sido a explosão – forma de violência - que deu origem ao universo?

Não terá sido esta a primeira forma de materialização da violência de que se tem conhecimento?

O rompimento da bolsa amniótica com a expulsão do feto para o exterior, para a vida, não é uma forma de violência?

Manifesta-se ela de modos e formas mais variadas do que possa imaginar um simples mortal.

"Si vis pacem para bellum" : se queres a paz, prepara-te para a guerra.

Quanta violência se tem praticado em nome da paz, em nome de Deuses?

Oh, quanta guerra, quanta atrocidade, para se obter a paz!

Se fosse possível classificar a violência, sem dúvida, uma das suas formas mais cruel seria aquela que acontece no seio da família, a violência domestica sob suas mais variadas manifestações, onde, via de regra, as vítimas, sentindo-se mais seguras, se encontram indefesas.

Paradoxalmente a toda a comoção causada pela materialização da violência, o homem a promove e com ela obtém polpudos lucros. Haja vista as fábricas de armas e os arsenais existentes em todo o mundo!

Enquanto o animal irracional vale-se dela unicamente buscando sua sobrevivência, seja caçando para se alimentar, seja enfrentando predadores, o homem, salvo o canibal que devora sua vítima, a pratica indiscriminadamente, até mesmo por prazer, por sadismo!

Por outro lado, choca-se quando ela atinge um ente querido ou quando presencia destruição e morte em escala grandiosa, causada por fenômenos da natureza.

Não estaria a natureza – olho por olho, dente por dente –, usando suas armas (tufões, furacões, tremores, erupções vulcânicas, vendavais, secas e outras) como vingança de agressões sofridas?

A esta altura, percebe-se claramente que violência, é uma palavra com vários significados.

No sentido natural, como por exemplo a fruta que cai da árvore no solo e vai alimentar o animal faminto, do mosquito que suga o sangue humano para se alimentar, dos fenômenos climáticos, ela é imbatível.

Quando se trata, porém, do homem, há que se combatê-la. Não "olho por olho...", mas com uma arma poderosíssima:

O A m o r!

Substantivo abstrato

AFDupré
Enviado por AFDupré em 06/11/2020
Código do texto: T7105293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.