A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA

A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA © afdupré maio 2015

A rede Globo noticiou há pouco tempo que foram distribuídos pelo MEC nas escolas cerca de meio milhão de exemplares de um livro contendo novos conceitos sobre o uso da língua portuguesa Não há mais certo ou errado, mas adequado e inadequado, dependendo da situação. A norma culta, porém, vai continuar sendo exigida nas avaliações. Entenderam?

Vamos lá: - se você conseguir se comunicar e os interlocutores entenderem, OK!

Finaumente o Braziu akordou!

Ouzo asim propor nova reforma ortográfika.

As letras "c" e "q" fikam banidas do aufabeto.

O velho "h" não comesa mais palavra alguma. Afinal, antigamente onten se eskrevia comesando kon agá e porke oje kontinua?

A letra "w" vai pra kaza do ka ...

"L" só no inisio e no meio das palavras. No finau não.

Vou pedir a um amigo meu xamado Uiuson para submeter ao asesor da presidenta Diuma. Tomara ke ela aseite

Jente, ken kizer pode fazer kritikas, mas fasan primeiro un ezame de konsiensia pra não dar vexame.

O objetivo é poupar papeu e tinta. Por ezenplo:

Assessor troka por Asesor

Paraquedista por Parakedista

Ascensorista por Asensorista ou Asensoristo,

As profisões terão todas jenero

Ezenplo:

Psikiatra se for mulher ou psikiatro se for omen.

Motoristo e motorista. Ten muinto mais mudansas.

Augun erro até agora? Tudo serto?

Vou ao açougue comprar carne, já era! Koiza da gerra do Paraguai O serto é: vou ao asouge konprar karne Kkkkk

Por enkuanto é só. Abrasos

Xama a anbulansia ou un taksi. Axo ke estou fikando louko. Afinau, oje é sesta feira.

AFDupré
Enviado por AFDupré em 06/11/2020
Código do texto: T7105304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.