Vamos à lista

Uma coisa que muita gente faz, e eu concordo e nem sempre faço, é a mania de fazer lista. Trata-se, a meu ver, de uma mania necessária, ainda mais nestes tempos de turbulência pelos quais estamos passando, quando o trabalho de memorização é quase um desafio dos mais difíceis, quiçá dos impossíveis. É lista para todo tipo de atividades e de compromissos.

É a lista do supermercado, priorizando os produtos básicos, ou seja, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum, assim como o arroz e o feijão, os produtos de limpeza e outros. Para muitos, incluem-se no básico a cerveja, a carne para o churrasco, o carvão etc e tal. É um deus nos acuda. Hahahaha...

É a lista das tarefas cotidianas da dona-de-casa. Haja tarefas! É preparar o café da manhã e seus acompanhamentos; a limpeza da casa; o almoço para a galera na hora marcada; a lavação de vasilhas depois do almoço, que não é serviço dos mais fáceis não; lavar roupas; aprontar as crianças para a escola; enfim, é uma montoeira de atividades que não acaba nunca.

Quer dar uma festa? Aí vem a lista dos convidados. Incrível como sempre falta alguém de nossa estima, injustamente porque esquecemos de listá-lo. E como se desculpar depois? Eita constrangimento!

E a lista do material escolar, então! Aquela que a escola entrega pra gente todos os anos. Vixi! Em muitos casos, é uma correria e dores de cabeça, ou porque muitas das vezes deixamos para adiante, ou mesmo porque não cabe no orçamento.

Eh! Temos de listar, também, as despesas a pagar, priorizando as mais necessárias, senão faltará dinheiro e a conta não fechará. Aí surge um problemão daqueles.

Agora, nestes tempos pandêmicos, temos de listar, inclusive, os lugares aonde vamos, e de forma estratégica, a fim de sairmos menos de casa e alcançarmos os objetivos em tempo reduzido. Com isso, menos exposição aos riscos contra a saúde.

O que não pode faltar na lista da “feira livre” é o pastel e o caldo de cana, ao clima de bate-papo com os amigos e com os recém-conhecidos. No meu caso, aqui onde moro, a feira livre ocorre às terças-feiras, religiosamente falando. Hahahaha... Eh! Temos de valorizar essas feiras, que, a meu ver, já fazem parte da nossa cultura.

Há, também, um outro tipo de lista que, como sugestão de minha parte, devemos fazer todos os dias. É a lista dos vícios que ainda temos, e das virtudes que já conquistamos.

Falo, de um lado, dos vícios materiais, que são relacionados, por exemplo, ao tabagismo, às drogas ilícitas, ao uso desregrado do celular etc e dos vícios morais, assim como a fofoca ou maledicência, a inveja, o orgulho, o egoísmo, a arrogância, o desrespeito, a indiferença e outros que ainda carregamos. Isso, para que possamos organizar a nossa meta de eliminarmos um por um.

De outro lado, sugiro que listemos as virtudes que já conquistamos, tais como a paciência, a perseverança, a humildade, a benevolência, a misericórdia, a alegria de viver, a alegria de compartilhar coisas boas etc, a fim de adquirirmos outras mais, para que nos tornemos mais leves e mais saudáveis, libertos para um mundo melhor e mais fraterno, a partir de nós mesmos.

Eis, a importância de fazermos listas e mais listas. Elas nos dão um norte positivo, se soubermos utilizá-las com disciplina e continuidade.

Agora, cá pra nóis! Essa do pastel com caldo de cana, na feira livre, no bate-papo com os amigos e com os recém-conhecidos, ao ar livre, com toda a liberdade do chinelo no pé e da bermuda de final de semana, em plena terça-feira pela manhã, essa não pode faltar nunca. Hahahaha... Combinado?!

Então..., vamos à lista!

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 06/11/2020
Código do texto: T7105419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.