O personagem

Já fui leitor voraz da revista seleções, gostava daquela seção dos tipos inesquecíveis. Tenho alguns que costumo lembrar e elogiar, aqueles que já se foram desta vida, como eu fiz num de meus textos recentemente.

Agora eu quero falar dos que ainda estão vivos, falar de todos é praticamente impossível, mas este será meu personagem aqui, começo assim:

--- ah! Ele é político, esse meu amigo é político na raça, nasceu pra ser dessa área. Interessante que se falando de político, já vem logo aquela imaginação de estarmos na presença de uma pessoa falsa, com a mente cheia de malandragem, na nossa presença nos colocar no céu, mas pelas costas, tanto faz se vamos pro abismo. Se consegue se eleger, esquece todas as promessas que faziam no ato de pedir voto.

Felizmente nem tudo é fel, peneirando existe políticos honestos, de uma firmeza até mesmo radical, pra sempre ajudar, endireitar o que supõe estar errado.

Voltando ao que queria dizer, esse meu amigo está enquadrado nessa nata do bom político, digno de ser nosso representante. Já ganhou algumas vezes para vereador, ele põe a mão na massa mesmo!!! Sua característica de saber parlamentar é nata. Em alguns de nossos bate papos ele dizia:

--- Lourenço, todas as metas que eu propunha em fazer, fiz e as que não consegui foi por não ter apoio lá. de cima.

Eu afirmei categoricamente:

--- realmente meu amigo, vi e afirmo que conseguiste uma obra fundamental para o povo de nossa cidade, confirmei que colocaste seu dinheiro ali e trabalhaste até mesmo braçal, (continuei no meu raciocínio) você abraça essa digna função de ser representante do povo, tenho certeza de que chega de peito aberto, no prefeito, até nos altos nomes dos homens públicos, exigindo deles o essencial de que se precisa, nessa luta consegue mudar mentes e já conseguiste mudar muito modo de pensar dentro do teu meio, principalmente o político mesmo!... Precisamos sem dúvida de políticos assim, os exemplos que já se foram devem ser lembrados: Getúlio, Churchill, George Washington, Juscelino, Ulisses e muitos outros desses vultos que fizeram história. Desses citados, tiveram algumas falhas sim, aliás eram humanos, mas sinceridade e firmeza marcante isso eles tinham.

Ao citar esses políticos, nem tive tempo de ver se meu amigo era favorável com a minha opinião, porque logo ele recebe uma ligação e talvez como bom político, ficaria horas e horas conversando, ao vê-lo conversar animado, fazendo até mesmo alianças, nos meus pensamentos dizia pra mim mesmo, bom seria que ele galgasse mais uma vez na sua função de vereador, sua firmeza e autenticidade era visível, característica de um bom político, esse “bom” que me refiro é bondade mesmo, porque ele ama as pessoas, ama sua missão, quando o amor incondicional é colocado em qualquer carreira existente, o mundo tem esperança de ser cada vez melhor.

Só sei meus amigos, isso é se tiverem me acompanhando, que a vida é uma política, vocês não acham?

Ah! Vocês estão pensando que vou falar do nosso mais alto político atual?

--- Não, de jeito nenhum, teria muita controvérsia aqui neste importante recanto, de mentes extraordinárias, mas com opiniões diferentes...