A LIÇÃO DAS PLANTAS

A LIÇÃO DAS PLANTAS

Nelson Marzullo Tangerini

Affonso Romano de Sant´Anna, certa vez, escreveu “Que presente de dar?”, crônica que ecoa até hoje em minh´alma, arborizada de literatura.

Gosto de ser presenteado com livros bem escritos e engenhosos e plantas.

Há uma sintonia perfeita entre mim e D. Nicoletta Marzullo, minha sogra, com quem dialogo sobre ervas medicinais, flores e árvores.

Um dia desses, ganhei dela um pé de amora, amoreira; a fruta que me faz lembrar da infância no quintal de minha casa, em Piedade, quando vivia a subir na árvore para catar a fruta.

A minha amoreira morreu, como todos os seres morrem. Tentei plantar outras amoreiras no mesmo quintal, mas não vingaram e vieram a morrer.

Pois há dias ganhei uma amoreira de D. Nicoletta. Levei-a de Irajá para Piedade, onde a plantei, sabendo que uma chuva viria para ambientá-la ao novo solo.

A amora é uma de minhas frutas prediletas, ao lado da banana – como um bom primata -, da pitanga, da maçã, da tangerina e da laranja.

Criado em quintal, plantando árvores, passei a respeitá-las religiosamente, uma vez que nos dão sombra, flores, frutos e inspiração para romances, biografias, crônicas e poesias.

O soneto “A lição das palavras”, que Paulo Nunes escreveu para seu filho, Paulino, retrata bem o que uma árvore representa para todos nós:

“Não maltrates as árvores! Mas, antes,

trata-as, meu filho, sempre com carinhos...

- Olha como dão sombra aos caminhantes,

abrindo os braços verdes nos caminhos...

Da erva rasteira aos vegetais gigantes

- as plantas... dão mais flores do que espinhos –

garantem a vida aos nossos semelhantes

e os pássaros abrigam com seus ninhos...

De uma erva foi feita aquela cama

em que nasceste... e o berço, e o banco, e a mesa,

e o teto em que habitamos...

E a roupa, e o livro, e a lenha que se inflama...

e, como última prova de grandeza,

dão-nos nosso caixão, quando nos vamos!...”

Nunca mais soube de Paulo Nunes, poeta goianiense, que, volta e meia, me enviava seus sonetos ecológicos.

Arrumando minha casa, em Piedade, eis que encontro o poema acima.

Nicoletta não é poeta, é simples leitora, fã do poeta Castro Alves e do escritor Machado de Assis, mas o amor com que trata suas plantas, em seu vasto quintal, revela que tem a poesia na alma.

O presente foi plantado no coração do cronista, que batizou a árvore com o seu nome.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 09/11/2020
Reeditado em 09/11/2020
Código do texto: T7107585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.