COMPREENSÃO. GRAU DEFINITIVO DE VIDA.

Quero ser no mínimo um compreensivo e justo, nesta jornada, o que persigo em minha vida, fico feliz e isso me basta, e quero que todos saibam que minhas interlocuções, neste espaço, já que resolvi escrever alguma coisa na internet, visam aumentar o que esclareço e por vezes fica nebuloso, e se comento comentários é para mais esclarecer, e elogiar, e creio que não critico a não ser crítica construtiva que dimensiona o pensamento. Meu tribunal habita minha consciência e meus valores têm formalização amanhada.

Mesmo a incompreensão tem que ser compreendida. Não basta apregoá-la ou tentar dar seus conceitos, tem que ser entendida e principalmente exercida. Não conseguir compreender por alguma disfunção é compreensível.

A incompreensão psíquica pode ter origem nesse déficit de aparelhamento contornável. Não são todos que têm o privilégio de serem levados pelo rio do entendimento ao mar da compreensão. Compreensão é também irmã da compaixão. E muitos precisam de compaixão, notadamente os que não estão aptos a compreender.

É necessário filtrar e redirecionar arestas para a compreensão ser absorvida logo que deve estar acima de tudo. Os conflitos na sociedade são muitos e poucos podem penetrá-los com saciedade. A incompreensão é emocional ou operacional-educacional. Viver o certo e o errado é aferível e comum. Existem padrões ordenados segundo o convencional.

Para uns há reversão se trabalhada a incompreensão, para outros que não se adequaram à reeducação nesse sentido, embora tentada a melhora, não há volta. Como disse o sábio Steintalz, “o excesso de informação traz insciência”. Por quê? Por não se sedimentar. É assim a disfunção que traz incompreensão, pura confusão, algaravia. Colhe-se aqui e ali informações não absorvidas satisfatoriamente, e colocadas em uma bacia de conveniências alicerçam convicções que não são próprias, e se embaralham, e embaralham o pensamento. Não são muitos que estão preparados para entronização da informação, dissecá-la, mediá-la, filtrá-la.

Exercitar compreensão largamente para tentar ajudar se impõe, não basta lecionar sobre compreensão e não exercê-la por ignorá-la. Dessa escola ninguém deve participar, incide em desensinar. Sob pena de hipocrisia, seria didática do erro. A escola de Maquiavel ensina que alguns, poucos, aprendem sozinhos, outros ensinados, alguns nem ensinados aprendem. Nestes acontece a impossibilidade de compreender,o que compreendo. É preciso esforço para crescer na compreensão, além da vontade está o sentimento, que afasta inclusive a disfunção. Compreendamos os mundos e as gentes, é inevitável, e o inevitável é intransponível.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/11/2020
Código do texto: T7109769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.