ELEIÇÕES: CICATRIZES DE “BATALHA”

Tem um ditado que creio ser italiano que diz mais ou menos assim: “O que não disse hoje, posso dizer amanhã, mas o que disse, não posso desdizer amanhã”. A verdade é que no próximo dia quinze (domingo) tem eleições. Resulta daí que até esse dia, candidatos e eleitores falaram, muitos falaram o que não deviam, não haverá medalhas ou honrarias para heróis, restará cicatrizes de “batalhas”, muitas serão difíceis para serem curadas, outras nunca mais, principalmente aquelas causadas no campo de batalha familiar.

Haverá os Vitoriosos e Derrotados. Isto me faz lembrar que a história nos conta que na República Romana, conquistas militares excepcionais mereciam as mais altas honras possíveis, que ligava o Vir triunfais (“Homem do triunfo”). Com efeito, o general estava perto de ser “rei por um dia” e, possivelmente, perto da divindade. Desfilava em sua carruagem triunfal enfeitada com amuletos contra a possível inveja e malícia de espectadores. Um companheiro ou escravo público que o acompanhava, de tempos em tempos, alertava o general dizendo: “Lembre-se de sua própria mortalidade

- memento mori. O alerta ao general era para que ele também não esquecesse que também poderia morrer, era para baixar à Soberba. Sendo assim, salvo melhor juízo, creio que o momento é providencial, vale o alerta aos Vitoriosos, ganhar é bom, satisfaz, mas se deve baixar à Soberba. Aos derrotados, aceitar a derrota com dignidade.

Após estas ponderações, passo a transcrever algumas frases relacionadas à política e as eleições que ficaram marcadas:

- “Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave" - Carlos Drummond de Andrade.

- “Em política, um absurdo não é um obstáculo. A melhor maneira de manter sua palavra e nunca dá-la" - Napoleão Bonaparte.

- “O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior" - Platão.

- “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder" - Abraham Lincoln.

- “Vote nulo, não sustente parasitas" - Raul Seixas.

- “Ouça-me este conselho: em política, não se perdoa nem se esquece nada” - Machado de Assis.

- “Não é a política que faz o candidato virar ladrão. é o seu voto que faz o ladrão virar político” - Desconhecido.