Não votei

Neste ano de 2.020, eu tive duas razões para não ir votar:

1) Nenhum candidato a prefeito se chama Epaminondas; e,

2) Nenhum candidato a vereador se chama Teodorico.

Explico-me: Desiludo com os candidatos a prefeito e a vereador nos quais votei nas eleições passadas, vendo-os eleitos, testemunhando-lhes, na condução da coisa pública, atos reprováveis, que provavam que eles não tinham honra, ao se revelarem por inteiro em sua iniquidade e seus mau-caratismo e descompromisso com o bom uso do dinheiro público, pensei, na véspera das eleições deste ano, em me conduzir até a urna eleitoral, e votar em algum candidato, mas não em candidatos que com aqueles que me desiludiram tivessem alguma semelhança, alguma afinidade. Pensei, remoí os meus pensamentos, e lembrei-me de um detalhe que até então havia me passado despercebido: Todos os candidatos nos quais votei nas eleições anteriores tinham nomes comuns: José, João, Maria, Renata, Paulo, Pedro, Madalena, Cláudia. Então, se candidatos com nomes comuns revelaram-se verdadeiros pulhas, pensei com os meus botões, vigilantes e perspicazes: Candidatos com nomes incomuns são confiáveis. Dei tratos à bola, e não durou muito veio-me os nomes de Epaminondas e Teodorico. Embora eu nenhum Epaminondas conheça, e tampouco um Teodorico, sei que tais nomes existem. Eu já os encontrei em livros - se não me falha a memória, de autores gregos de quinhentos anos antes de Cristo e de autores lusitanos da era medieval. Então estava decidido: Eu iria votar em um candidato a prefeito que se chamasse Epaminondas e num candidato a vereador que se chamasse Teodorico. Consultei as listas de candidatos. Na de candidatos a prefeito, nenhum Epaminondas; na de a vereadores, nenhum Teodorico. Frustrado, desiludido, contrariado, sem poder satisfazer a minha vontade de cumprir um dever cívico, o de votar, tive de me conservar em casa, deprimido, angustiado, durante as vinte e quatro horas do último domingo. Fosse eu um cidadão descompromissado, daria uma razão qualquer, bem disparatada, para justificar a minha decisão de não ir votar.

Onde já se viu eleições sem candidatos chamados Epamimondas e Teodorico! E tem gente que acredita que o Brasil é uma democracia! Tolos!

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 17/11/2020
Código do texto: T7113593
Classificação de conteúdo: seguro