E OS LIVROS CONTINUAM PASSANDO... (BVIW)


Não diria “UM LIVRO QUE PASSOU EM MINHA VIDA”  e sim,  os livros continuam passando em minha vida e me encantando e o que faço é difundir o pensamento dos grandes vultos, dai estabelecer paralelismo entre o estado atual do espirito da cultura humana e tirar as nossas próprias conclusões Além do mais, como bem nos alerta o escritor João Wilson, a nossa vida está sempre presa à ação e recordação de fatos e pessoas que pertencem ao passado  de muitos séculos e muitas gerações, de sorte que, essa gente nos rodeia    a cada instante. Tudo que fazemos é uma continuação do que gerações e mais gerações fizeram nos séculos anteriores. Na realidade, o que nos cabe é conhecer a história e passa-la à frente.
O historiador francês Jean Glénisson, ( 1921/2010) na Iniciação aos Estudos Históricos, diz: “ Para quem quer que possua imaginação e sensibilidade, ela já se encontra no contato estreito com as fontes”. E há de se perguntar: onde rever conceitos maiores, pensamentos sobre a vida,  a imortalidade, o amor, a amizade, se não  nos grandes autores de pensamentos profundos que escreveram justamente porque queriam comunicá-los  e uma vez que temos a oportunidade de lê-los por que não dividir os frutos de nossas leituras ao invés de guardá-los  para si  de forma egoísta e exclusiva?
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 17/11/2020
Reeditado em 17/11/2020
Código do texto: T7113774
Classificação de conteúdo: seguro