O QUE NÃO SE DIVIDE

Nem tudo pode ou deve ser dividido, dependendo do que se pretende dividir, e para onde se dirige o objetivo da divisão pretendida.

Aquele que pretende dividir dinheiro, e se colocar numa praça para fazê-lo, correrá o risco de ser massacrado pelo acúmulo de uma infinidade de pretendentes, disputando as parcelas da distribuição. O mesmo ocorrerá, com a distribuição de quaisquer coisas, que sejam objetos da intensa cobiça dos seres humanos.

Na esfera das coisas intangíveis, ocorre uma maior diversificação de interesses, conforme a estrutura intelectual e espiritual das pessoas, que exercerá uma influência definitiva nas opções preferidas, e é importante a percepção do grau dessa diversidade, tanto para evitar desperdício de tempo, como possíveis conflitos desnecessários.

Convém observar, que os próprios seres humanos são indivíduos, ou seja, são indivisíveis, não havendo a possibilidade de que fatores externos possam alterar essa característica intrínseca e pessoal, o que torna inadequados e inconvenientes os confrontos de quaisquer naturezas, na tentativa de modificar convicções pessoais, sejam elas quais forem.

Nesse contexto, a possibilidade mais otimista, para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, é quando se defrontam indivíduos de níveis intelectuais, espirituais, ou de uma cultura mais ampla, que sejam compatíveis, capazes de proporcionar vantagens recíprocas, sem que haja a pretensão de prevalências pessoais.

Nas circunstâncias mais agudas, onde a percepção racional sinaliza a existência de divergências mais profundas, e ainda a presença de convicções imutáveis, talvez seja mais conveniente observar a orientação bíblica: Mateus 7:6- Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que eles as pisem e, os cães, voltando-se, vos despedacem.

Sem que nos esqueçamos de uma simples regra matemática:

(Ninguém pode dar, aquilo que não possui).

Ou também, de uma simples questão de lógica:

(Ninguém recebe o que não quer, ou não consegue compreender)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 18/11/2020
Reeditado em 19/11/2020
Código do texto: T7114479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.