UM COMENTÁRIO FEITO. QUEM MANDA É O POVO?

" O povo é quem manda". Disse um amigo recantista, Dartagnan.

É um idealista, e não quero sombrear o sonho de ninguém. Somente apontei, em comentário, do que fico e sempre fiquei triste, uma realidade que nos massacra e a todo o mundo. Isto contado pela história. Que o povo manda pouco, ou quase nada.

Não me encorajo e nunca me encorajei a crer nem um fiapo nisso, disse ao colega de site. A ajuntei: "Estão aí as provas, aqui e sob o manto da história. E como digo, estou cascudo. Não tenho direito de ignorar o que conheço, e bastante. Meu pai, vivido, experiente e sagaz nas ciências sociais me disse: QUEM ACHA QUE O DIREITO ( E DELE EMANA O PODER) NÃO É FORÇA, É UM VISIONÁRIO; ou seja , um sonhador. Mas se o projeto é viver de sonho, que se viva. E esse poder é da chave do cofre, da caneta, e do fuzil, conforme a época e o lugar."

Só se pode lamentar essas realidades, que não matam o sonho. É bom que seja assim, pois a vida sem sonho é menos colorida. Mas faz sofrer menos. Por ser conhecida a realidade.

Ninguém derruba a esperança, se assim não fosse qual a razão de termos fé em outros espaços e em uma vida de realidades, embora volátil e incorpórea, onde só há paz e não mais se sofre?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/11/2020
Reeditado em 18/11/2020
Código do texto: T7114990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.