UM NOME  FEZ MINHA FAMÍLIA  E SÓ POSSO ESCREVER E PRONUNCIAR - Odila Congo Pinto
 
É o mínimo a se fazer: não deixar cair no esquecimento gente que somou ao construir o país. E  a formar, cuidar, proteger a família (do outro) através da abnegação imposta por valores sociais, econômicos e religiosos - históricos.
 
Em minha família houve esta pessoa: Odila Congo Pinto. Quem era ela?
 
Na fazenda havia e há ainda aquele marco chamado de Cruzeiro dos Pintos.  No outro lado da várzea havia aquela choupana de pau a pique e sapé. Morava toda uma família negra. Lembro que uma vez ao visitar o meu tio, que herdara a fazenda, cheguei visitar tal choupana. Seriam eles, penso hoje, parentes desta que morava na cidade com minha família?
 
Após a abolição da escravatura era proibido aos negros transitarem pelas estradas e caminhos do país. O casebre de barro e ramagem fora feito para abrigar aqueles negros e impedi-los de “vadiarem” entre Santa Bárbara do Tugúrio, Desterro do Melo e Alto do Rio Doce?
 
Estes negros teriam sido escravos de algum proprietário de sobrenome Pinto?
 
Sobre o tal marco, o cruzeiro, faço a inferência que seriam marcos de paragens de tropeiros para descanso e rezação.  Ele está lá até hoje e relatos orais me vem à memória.
- Uma vez aqueles negros enterraram o recém-nascido aqui. O nosso avô fez desenterrar e levar o morto para o cemitério do Melo.
- O fulano não quer cuidar do cruzeiro com medo de que aqui construam capela.
 
Sei que ela se chama Odila Congo Pinto e ajudou minha mãe a cuidar dos filhos desde quando minha terceira irmã nasceu. Veio com a minha família para Barbacena quando meus pais assim o fizeram. Seu filho Carmo ela, solteira, não pode criar ou com ele conviver. Tal maternidade era segredo que tomei conhecimento somente quando eu era adulto. Ele morava com a avó, Sá Jovem, até quando ele foi para São Paulo.
 
Às vezes ela ia visitá-lo na casa de Marieta sua irmã. Batiam à porta e a notícia chegava: “O Carmo vai passar as férias lá na Colônia. Ele traz notícias do Manuelzinho, que está no Paraná”.
Era uma noite escura quando bateram na porta da sala de jantar. Era o Carmo noticiando: “Cheguei em casa e encontrei Sá Jovem morta na cama”.
 
Ela, a Odila sempre olhava para a Igreja do Carmo que era vista da porta de nossa cozinha e se punha a rezar. Sonhava em ter um barraco no átrio daquela capelinha. Ao olhar para a igrejinha de Senhora do Carmo rezava por um barraco e pelo seu Carmo que nunca pode cuidar.
 
Outra hora corria para a Capela de Aparecida e se punha à porta balbuciando orações dirigidas à padroeira. Tinha fé. E só fé podia ter.
 
Entrou no MOBRAL para ler e escrever e ter um emprego com renda. Nem isto conseguiu.
 
Eu, criança dormia em seu canto. A via rezando ou chorando debaixo das cobertas.
 
No natal pedia lenços para fazer turbante e esconder seus cabelos e não deixá-los cair na comida que preparava. Banhava-se em “Leite de Colônia” ou em “Leite de Rosas”.
 
Nunca tirava seu turbante feito de lenço, nem quando dormia.
 
Um dia me surpreendi: seu cabelo estava totalmente branco. E velha foi morar com seus sobrinhos. Veio a óbito.
 
E neste dia de CONSCIÊNCIA NEGRA só posso pensar em seu nome e suas origens:
Nome: Odila. Em 1980 foi a Desterro do Melo buscar seu registro de nascimento e eu a acompanhei. Ela foi ao cartório e eu fui à escola estadual fazer minha inscrição para professor.
Sobrenomes: Congo Pinto. Levanto a hipótese que “Congo” seria o país de origem de seus familiares. Pinto deve ser o sobrenome dos antigos proprietários de seus antepassados e que fundaram aquele Cruzeiro como marco.
 
Teriam meus avós comprado a fazenda do cruzeiro da família Pinto?
Pedi dados a um pesquisador e ele localizou o nome de um possível antepassado meu por possuir nome semelhante a do meu avô e bisavô. Este, segundo registro da terceira década dos  1800, deixou em documentos a seguinte inscrição relatada por um  pesquisador:
“Leonardo, estou pesquisando a lista nominativa de 1831 do Arraial da Capela do Mello e encontrei os seguintes nomes:
Silvério José de Mello
Theodora Rosa (mulher)
Filhos: Antônio José Maria Anna
Escravos: José Luiz Maria Rosa Generosa” (Sic)
 
Não consta entre os escravos alguma referência como antepassado de Odila Congo Pinto. E meu avô nasceu no final daquele século. E tem apenas a semelhança, com o proprietário,  de algum de seus substantivos próprios: Augusto Silvério de Mello Júnior.

Odila era afeto e Trabalho.
 
  
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 20/20/2020
 
#memória    #crônica   #poesia #literaturabrasileira #poemasbrasileiros
#literaturaportuguesa  #floresepoesia #mulherespoetas #digitalizações #esferográfica #terapiaocupacional #poetizandoavida
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 20/11/2020
Reeditado em 20/11/2020
Código do texto: T7116403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.