Nossas Árvores de Natal

NESSE final de semana, minha esposa retirou do armário e montou nossa árvore de Natal. Somos Cristãos Católicos, mantemos a tradição. Ela enfeitou com todos os detalhes e carinho. A árvore é símbolo da vida, do nascimento, crescimento, e união, representa a vida. Ela me disse que fez uma revisão nos pisca-piscas, trocou algumas lâmpadas que estavam queimadas, fez mais alguns ajustes e, por fim, tudo ficou muito bonito, todas as luzes acenderam-se. Confesso! Como um flash às recordações dos filhos quando crianças bateram à porta, cheguei a ouvir os gritos, a voz em alto e bom som falando ao mesmo tempo. Meus pais que já estão em outra morada sorriam, sem ter vergonha de expressar o sentir, eu senti, disfarcei.

Fiquei a observar a árvore de Natal, o presépio e o menino Jesus, refletir foi agradável e me fez bem. Indaguei a mim mesmo, porque não montar a minha árvore de Natal Espiritual, penso que todos nós deveríamos fazê-la. Retirar do “nosso armário do dia a dia” tudo aquilo que não nos faz bem, sacudir a poeira, fazer um check-up espiritual, trocar as nossas lâmpadas queimadas, que não funcionaram, quem sabe por falta de aceitação, reconhecimento de nossos erros, de nossas culpas, de nossas incompreensões, da falta de caridade, simplicidade, humildade, perdão e, principalmente, quando fraquejamos em nossa fé. A verdade é que devemos ter coragem para fazer os ajustes necessários, principalmente neste ano que estamos em luta em um campo de batalha totalmente desconhecido, lutamos sem armas e sem previsão do término. Mas devemos pensar como diz Chico Buarque: "Não é porque o céu está nublado que as estrelas morreram”.

Eu sei que o Natal também nos trás recordações que nos deixam tristes, mas façamos um esforço, vamos pensar no lado bom, em silêncio vamos deixar nosso coração falar que é tempo de união, paz e reflexão. Vamos enfeitar as duas árvores: a material e a espiritual, ambas se complementam. É compreensível que não é fácil montar esta nossa árvore Espiritual, mas devemos nos esforçar. Elas simbolizam a PAZ, ALEGRIA E ESPERANÇA. Após, façamos a oração que Ele nos ensinou, e do alto das nossas árvores veremos resplandecer a LUZ que nunca falha! Uma ESTRELA BRILHARÁ, daí ouviremos os ecos suaves do cântico milagroso dos anjos como a dizer: Ele é o redentor, faz parte da sua vida e de sua família, todos os dias do ano.