UTOPIA x REALIDADE

Utopia = lugar ou estado ideal, de completa felicidade entre os indivíduos / qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem estar da coletividade. Como semelhantes, temos: quimera - absurdo - aparência - devaneio - fábula - fantasia.

Realidade = qualidade ou característica do que é real / o que realmente existe, fato real, verdade. Como semelhantes, temos: verdade - autenticidade - axioma - sinceridade - veracidade.

Em se tratando da humanidade, a utopia é o sonho, e a realidade é o pesadelo, conforme nos mostra de forma categórica e irrefutável, a própria realidade, que se expõe na nossa história, até onde possamos alcançá-la. O primeiro passo foi dado por Adão e Eva, nos fornecendo o atestado da autenticidade dessa dicotomia, logo confirmada por Caim, na exposição da inveja, uma das nossas inúmeras e intrínsecas qualidades, associada à cobiça, orgulho e ódio, todas expostas na história da humanidade.

O ser humano é campeão na idealização de tudo o que se deve fazer para o bem estar coletivo, e ao mesmo tempo, ele é o último a cumprir as suas idealizações, confirmando a expressão popular: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Por isso, por todos os cantos, encontramos as pregações da utopia, tendo ao seu lado, a presença permanente da realidade, como uma seta indicando o lado oposto, onde se encontram as verdadeiras e predominantes circunstâncias.

O ser humano tem consciência das suas próprias e amplas deficiências, e organizou um enorme arsenal de leis, em diversos códigos, e outros instrumentos, para a sua própria punição, mas tudo isso virou uma enorme confusão, porque todo esse conjunto funciona de acordo com as próprias deficiências, aplicando-se o rigor das leis apenas sobre aqueles que não podem retribuir com vantagens para os aplicadores.

A única alternativa que nos resta, é a nossa individualidade, onde podemos escolher não a fantasia, mas a realidade utópica, com muitas desvantagens, acompanhadas da solidão, mas também da paz na consciência, ou então escolher o pesadelo da realidade, com muitos companheiros, e com muitas vantagens materiais, mas com o inferno na consciência, como atesta o crescente contingente de atormentados pelas suas angústias e inquietações, ocupando os divãs e as ante salas dos psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, os seus psicotrópicos.

No que nos diz respeito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 9,3% da população sofrendo com esse transtorno, e 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno psicológico.

A utopia é a música suave e envolvente, que o astuto “Sistema”, através da orquestra dos seus inúmeros colaboradores, nos faz ouvir onde quer que estejamos, induzindo-nos a consumir os seus atraentes produtos, e a realidade é a estridente sirene que ecoa pelos ares, acionada pelo nosso discernimento, para acordar a nossa consciência.

Façamos a nossa escolha, porém, não como uma fantasia utópica, mas sim como uma utopia real, palpável, efetiva, concreta e permanente, indiferentes às desvantagens materiais, e à solidão, próprias dos que são estranhos no ninho das serpentes. A paz e a tranquilidade instaladas na consciência, transformam-se em propriedades inalienáveis... E os profissionais da psicanálise perdem os seus clientes...

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 21/11/2020
Código do texto: T7116952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.