Como ficar indiferente a tudo que estamos vivendo neste momento?

Não está nada fácil. Momentos de ansiedade, lutas diárias, novos desafios. Ter controle sobre as nossas emoções e nossos pensamentos, é bastante desafiador.

Nesse momento, o mundo tenta contar as perdas, verificar os prejuízos, sacudir a poeira e seguir em frente. Mas, com tantas pessoas sofrendo e morrendo, não tem como qualquer ser humano ficar indiferente.

O que ouvimos, sentimos ou presenciamos impacta em nossas vidas, faz diferença no nosso dia a dia, interfere no que sentimos, com quem nos relacionamos, como nos portamos..

Já fiz tudo o que podia fazer: tentei evitar notícias, dormir cedo, acordar cedo, fazer meditação, observar o nascer do sol e o crepúsculo, ler, pintar e desenhar, manter minhas rotinas organizadas, alimentar minha mente pela manhã com afirmações positivas e leituras de desenvolvimento pessoal, respeitar meus desejos, reprimir minhas vontades.

Se eu estiver triste, me reconhecer triste, fazer algo para ficar bem, mesmo que seja só dormir. Se eu estiver cansada, tentar repousar o corpo e a mente... Coisas simples, mas que em outro momento, fariam toda a diferença.

Cada dia é um dia. Pensar que estou me cuidando, que estou tentando respeitar o meu ritmo, tentando manter a minha cabeça no lugar e tentar ficar pelo menos um pouco melhor diante de tudo o que está acontecendo.

Mas eu não sou assim... preocupo-me com tudo e com todos... Ficar sabendo que um negro foi espancado até a morte em um supermercado e que o agressor reconhece que se excedeu... excedeu?! Simples assim?! Isso me tortura até os ossos... moradores de rua queimados... milhares de brasileiros famintos... mulheres violentadas... candidatos corruptos eleitos... As dores de todos são um pouco minhas. Não consigo me deitar e dormir o sono dos justos sem pelo menos me desabafar através das palavras, já que pouco posso fazer de diferente.

Nália Lacerda Viana, 21 de novembro de 2020