Dininho 96 anos, meu pai na fita

Pai, aproveitando hoje que você faria 96 anos, vou te contar umas coisas daqui pra te botar em dia com Pitangui.

Antes, vou colocar aqui um poema que fiz pra você, mas que, na verdade, enaltece a mamãe. Nada de ciúme! É para dar, publicamente, o valor devido a minha mãe. Então lá vai:

"Na palma da Mãe

(A Maria Terezinha)

Agarrado aos cabelos grossos de meu Pai,

Encarapitado nos seus ombros,

Via a ponta do Beco,

A Lua rolando no alto da Serra,

Até o topo do mundo via.

Mas era minha Mãe

Quem, ao fim e ao cabo,

Proporcionava esse idílio,

Equilibrando o mundo e a família

Na palma de suas mãos."

Olha, estamos numa Pandemia, mas é o mundo inteiro. Eu também escutei essa palavra só na escola e da boca de gente mais culta, mas realmente não é palavra comum. Apareceu um tal de Covid 19 e a vida mudou completamente. Imagina que a gente usa máscara tapando o nariz e a boca. E limpa a mão o tempo todo, com álcool gel ou água e sabão. Não tá acreditando? Ia te falar pra perguntar pro Samuá, que deve também estar por aí, mas você não acreditaria mesmo, pois ele não conseguia ficar sem mentir. Mas é verdade. E tá morrendo muita gente. É como uma peste, deu moleza, foi pro saco.

Depois que você foi embora - isso é importante - vou destacar: reencontrei o Zé do Ildefonso, que hoje é José Epiphânio. Sei que você gostava muito do Ildefonso, por isso digo que a amizade de vocês continua aqui entre eu o Zé. Ele é gente finíssima e ainda sonha com o Beco dos Canudos, casa número 147.

Se as coisas por aí não estiverem boas – o que eu duvido – não pense em voltar pra cá de qualquer maneira. Também não vai acreditar, mas o Cruzeiro tá na série B. E o pior: o Galo tá em primeiro lugar na série A. Podia ser menos cruel, não? Pelo menos não se classifica pra Libertadores há muito tempo, se é que te consola. O pior do Cruzeiro é que tá pagando multa pra FIFA. Já entrou perdendo pontos na série B. Contrataram o Filipão pra ver se tira o time do buraco e escapa da série C. Não sei, não sei. O que sei é que o meu América deslanchou, está bem melhor do que naqueles tempos, quando quase foi para a série D. Já é semifinalista da Copa do Brasil, imagine!

A turma que ainda tá por aqui tá uns bem, outros mais ou menos. Mas tá todo mundo rompendo, pelejando, que é o que importa. Já foram, atrás de você, o Reinaldo e o Jonba. Eu ainda tô segurando as pontas, arrumei um pessoal músico em Foz do Iguaçu e não parei nem com música nem literatura. E ainda estou trabalhando. Falando em ir embora, talvez aguente um tempo ainda bem bão. Mas 96 eu não garanto, porque pra ficar ruim de saúde... melhor embarcar logo e a gente se encontrar de novo.

Tenho feito muitas amizades na família, principalmente com os mais novos. O neto da Déborah, o Samuel você ia gostar de conversar com ele. O Jacques, meu caçula, de nove anos, é que me faz lembrar muito de você. Se tivesse jeito, te mandava umas fotos que tiramos pescando no sábado e no domingo passado. Ele pescou uma tilápia de um quilo e quando viu que ia tirar mesmo, eram favas contadas, falou uma frase que você ia gostar de escutar:

- Que orgulho de mim mesmo!

Já o Willy, o mais velho, parece fisicamente com a mãe, mas é sentimental que nem nossa família. Com 13 anos já fala inglês e espanhol e sabe tudo de computador. Se você estivesse aqui ele ia te ensinaria a jogar Minecraft. É, é só vendo mesmo! Outra cara joia é o Adrian, filho da Claísa. Ele deve se ordenar para padre. A Kátia, a avó, fica muito orgulhosa, faz gosto.

Tinha também que te contar que o Homero Valadares veio aqui em Foz do Iguaçu e fez questão de se encontrar comigo. Adivinha sobre “quem” conversamos, enquanto jantávamos numa churrascaria gaúcha aqui na Terra das Cataratas..... O véi Dininho, claro!

Ah, ia me esquecendo: a Leza do Horácio, que era sua parceira no teatro antigamente, voltou a morar em Pitangui, depois de décadas no Rio de Janeiro. Quando chegou, procurou logo por você e ficou muito decepcionada com sua partida, logo agora que ela vinha reviver o teatro em Pitangui. E olha o que falou pras sobrinhas dela:

- O Dininho pintou comigo. Que ideia foi essa de morrer?

Tem muita coisa ainda pra contar, mas vou lembrando devagarzinho e mando outras mensagens quando juntar mais notícias.

Assinado, Ilho

William Santiago
Enviado por William Santiago em 25/11/2020
Reeditado em 26/11/2020
Código do texto: T7120396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.