Quem Fala o que Quer...

Entendo que todos foram privilegiados com a sabedoria de avó. A minha, além de inesquecível por sua beleza, por sua força e por seu carinho, inclusive presente na reconhecida “comida da nona”, marcou, por sempre colocar dito em cada situação apresentada.

Neste caso, ela diria: “quem fala o que quer, pode escutar o que não quer”.

Manhã de vinte e nove de outubro do ano de pandemia do Sarcov 2 e a Covid 19, 2020. O presidente do Brasil, na função de Chefe de Governo, viaja ao Maranhão para série de compromissos, entre os quais a inauguração de trecho de rodovia.

Era a primeira visita oficial ao Maranhão. Enquanto transitava de seu primeiro compromisso em São Luís para Imperatriz, sem a utilização de máscara e em meio à aglomeração de pessoas, contrariando as orientações de prevenção à pandemia, fez comentário para se divertir com a coloração rosa de guaraná produzido e com muita aceitação na região.

Logo após dar as primeiras provas na bebida, ao mesmo tempo em que sua equipe fazia transmissão ao vivo para suas redes sociais, disse, aos risos, acompanhado por jogral de risos dos que o acompanhavam, “agora eu virei boiola, igual a maranhense. É isso”?

Apesar de merecer registro histórico, a pobreza como se desempenha o papel de Chefe de Governo, pois, certamente, a mídia o noticiaria, o fato não me havia mobilizado, até receber, pelo celular, resposta que confirmava o dito da sábia avó: “quem fala o que quer, pode escutar o que não quer”.

Acredito que, para não ser identificado, por medo às agressões irracionais, lugar comum dessa polaridade insana, a resposta vinha assinada por Tio Lindo.

Poder-se-ia transcrever toda a resposta, mas existem trechos muito agressivos e explícitos, dentro da tônica dessa polaridade insana. A forma da resposta é no estilo de o mais popular e consagrado em todo o nordeste: o repente e seu gozador versejar.

A seguir trechos do repente, resposta á declaração do Chefe de Governo do Brasil em sua primeira visita ao estado do Maranhão, que confirmam o dito de sábia avó: “quem fala o que quer, pode escutar o que não quer”:

“Respeito é bom e eu gosto,

Também conserva os dentes,

Respeito é bem vindo

Em todo e qualquer ambiente

Torna-se ainda mais vital

Na boca de quem ocupa

O cargo de presidente”.

“ O nosso refrigerante

É produto consagrado,

Ajuda nossa economia,

É referência no mercado

Aí vem esse pamonha

Desmoraliza e envergonha

Uma riqueza do estado.

“para ser presidente,

Um homem tem que ter respeito,

Não humilhar sua gente

E nem zombar desse jeito

Nunca antes no Brasil,

Houve tamanho imbecil

Com a faixa sobre o peito”.

“respeite o meu torrão

Só ofenda o seu gado,

Que lhe rende adoração.

Mesmo ridicularizado,

Vá com sua ‘merdorragia’

Cagar noutra freguesia,

Meu Maranhão é sagrado.

(Trechos transcritos de repente que circula pelas mídias não oficiais e assim assinado: Tio Lindo – 30/10/2020)

A sabedoria popular e das avós, em seus ditos, há muito avisa: “quem fala o que quer, pode escutar o que não quer”.

ARTIGO SOBRE O MESMO PROTAGONISTA

AÇÕES REVELAM REAIS INTENÇÕES

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7113530

J Coelho
Enviado por J Coelho em 01/12/2020
Reeditado em 01/12/2020
Código do texto: T7124756
Classificação de conteúdo: seguro