A NOVA FORÇA CRIMINOSA. FARBS.

FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS BRASILEIRAS. FARBS, a exemplo das FARCS, Forças Armadas Revolucionárias Colombianas.

Vinha acontecendo no interior nordestino e em outros Estados, chamados de novos cangaceiros. Aconteceu essa noite em Criciúma, Santa Catarina. Alto poder ofensivo e organicidade, com sucesso no resultado.

Na Colômbia iniciou-se com o tráfico, que organizado deu os braços ao movimento político de esquerda que chegou a sentar na mesa com o governo instituído para negociar armistício. Pura ortodoxia de forças.

O mesmo se deu em Floraí, no Paraná, essa noite.

Seriam isoladas ações criminosas?

O que importa é que a dimensão das organizações criminosas brasileiras com controle de alguns chefes do próprio cárcere, prisão de segurança máxima, vão formando ilhas de "soldados" já com fardamentos e poderosas armas. E discutem e exigem direitos seus com as autoridades.

Na Colômbia foram para as matas e partiram para as guerrilhas com sequestros de personagens de vulto. Se institucionalizaram. Estamos perto de ver cenário parecido, infelizmente.

O tráfico de armas nas fronteiras secas é o combustível das drogas que alimenta esse caminho, continua próspero. Qual o destino? Faz anos um interrogado na justiça do Rio me disse que existia gigantesco contingente de homens armados nos morros do Rio.

Isso já fez a sociedade mudar os costumes, andar de noite, sair com tranquilidade mínima, não é mais possível faz tempo. Onde irá chegar?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/12/2020
Reeditado em 01/12/2020
Código do texto: T7124761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.