O QUE REALMENTE IMPORTA ?

Certa vez, ouvi a seguinte frase : “Fulano tem estudo mas não tem inteligência”. Ao me deparar com esta afirmação, parei para refletir e interpretar qual o significado desta frase, e com mais alguns momentos de escuta, foi possível entender com a própria explicação de quem proferiu tal argumento, que se tratava de uma insatisfação com relação a alguém de sua proximidade. Naquele momento, era notório perceber o verdadeiro desprezo por uma qualificação profissional sem um retorno financeiro. Todos os esforços de uma pessoa foram totalmente jogados ao lixo em questão de segundos. O “tem estudo” significava a formação acadêmica e o “mas não tem inteligência, significava a falta de capacidade de ganhar dinheiro.

Diante de tudo que já vi e ouvi na vida, esta foi uma das frases mais chocantes, que me levou a pensar : o que realmente importa? Por mais que alguns afirmem que dinheiro não é importante, temos um exemplo claro de hipocrisia. Para muitos, o ser humano vale pelo que tem e não pelo que é. Então o que dizer de milhões de indivíduos que se capacitaram, passaram anos se preparando e ainda não conseguiram trabalhar nas áreas de sua formação? É falta de inteligência ou de oportunidade? Ter um emprego qualquer para pagar as contas é falta de inteligência ou necessidade? Adiar sonhos para retomá-los posteriormente é falta de inteligência ou condição? Esforço, determinação, responsabilidade, honestidade, perseverança é falta de inteligência ou características que todo ser humano deveria ter?

O que realmente importa ?