Teremos um novo normal?

Teremos um novo normal?

Cerca de 168 vacinas estão sendo pesquisadas e testadas em todo mundo. Cientistas de todo planeta trabalham incansavelmente, fazem o possível e o impossível para conseguir frear a pandemia e fazer o mundo “voltar ao normal”. Mas, será que teremos um novo normal?

O mundo tem esperança de que sim. Espera que com a vacina, a vida volte a ser como era antes, com comércios e estabelecimentos reabertos sem restrições, possibilidade de ir às ruas sem usar máscaras ou manter distanciamento social, festas, casamentos, viagens... tudo que foi adiado será recuperado quando a vacina estiver pronta.

Mas, nós estamos enfrentando muitos problemas. Pagando o preço da desigualdade social que sempre encaramos com muita naturalidade. Alguns têm muitos e muitos têm muito pouco... É a vida... sempre foi assim... Nos conformamos até perceber que no mundo desigual a morte e o sofrimento chegam primeiro para os mais pobres. Eles são sempre os mais atingidos. Será que a tão sonhada vacina chegará para todos ao mesmo tempo?

Apesar do cenário de esperança, é preciso ter calma, já já vamos perceber que as mudanças não acontecem de um dia para o outro. Temos 23% de pessoas desempregadas no Brasil. Isso equivale a 12,6 milhões de pessoas que certamente não terão como pagar por uma vacina. O chefe do país não acredita na vacina, será que ele bancará para que acredita? A tão sonhada vacina chegará a comunidades indígenas, aos morros, favelas, pontes, comunidades ribeirinhas sem antes passar por mãos de cidadãos corruptos que querem levar vantagem em tudo? Será que esquemas de rachadinhas e cuecas recheadas de dinheiro não terão privilégios sobre os gastos com vacinações? Nossa, são questionamentos que não acabam mais!...

Não quero dizer que o mundo em que vivemos não voltará a ser como era, mas certo é que, não é para ele que nós voltaremos...

Nália Lacerda Viana 03-12-2020