BEM-VINDO, DEZEMBRO! PRIMEIRA SEMANA DO ADVENTO – ACENDAMOS AS VELAS, CLAREOU!

O vento sopra Norte, as folhas das árvores trepidam, dançam a sua mercê, tudo indica que vai bater água, essa é a tela da natureza que visualizo. Não demora e a previsão se confirma, as primeiras gotas de chuvas descem dos céus, cai a terra. A água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. A chuva promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas. A agricultura e os reservatórios necessitavam desta fonte de vida. Por fim, algum tempo depois, um arco-íris: sinal da aliança de Deus com a humanidade – a luz do sol transpassando a água da chuva. Tudo indica que haverá colheita, a terra está sendo regada. Resta dizer: "Bem-vindo, Dezembro! Primeira Semana do Advento – Acendamos as velas, Clareou". Como a limpeza que a chuva faz neste último mês do ano, façamos assentar a poeira de nossas vidas, vamos regar nossos corações de bondade e deixar brotar a semente da partilha.

Confesso que não posso deixar de mencionar ainda nestas mal traçadas linhas, de compartilhar, o que bem disse o P. Fábio de Melo em sua iluminada homilia do último dia (29) Domingo: “Vamos fazer esforço de não só resolver as consequências, mas vamos ao fundo, vamos à raiz dos problemas. Tenhamos coragem”. Não resta dúvida que se trata de uma mensagem sábia e espiritualizada, devemos refleti-la. Não esqueçamos também que de todas as escolhas que façamos em nossa vida, a melhor delas será confiar em Deus, porque mesmo que não vejamos o amanhã, mas o Senhor vê. Entregamos a Ele o controle de tudo e confiamos em seus planos, pois são perfeitos em sua palavra, pois é fiel e em seu amor que é infinito, sabemos que Ele sempre fará acontecer o melhor em nossas vidas.

Onze meses de luta incessante se passaram, não é agora que vamos baixar a cabeça, vamos manter a FÉ na crença, Devemos nos alegrar, o Espírito Santo virá sobre todos. Dezembro Chegou, CLAREOU! É assim que devemos pensar. Como bem diz com leveza, confiança e alegria o compositor e cantor Diogo Nogueira: “DEUS É MAIOR; MAIOR É DEUS; QUEM TÁ COM ELE NUNCA ESTÁS SÓ; QUE SERIA DO MUNDO SEM ELE; CHEGA DE CHORAR; VOCE JÁ SOFREU DE MAIS; AGORA CHEGA; CHEGA DE ACHAR QUE TUDO SE ACABOU; PODE A DOR UMA NOITE DURAR; MAS UM NOVO DIA VAI RAIAR E QUANDO MESMO ESPERAR CLAREOU, CLAREOU, CLAREOU”.

É tempo de se doar, de dividir, e de compartilhar com todos ao nosso redor. A todos o melhor que está estação pode dar. Que a PAZ e o AMOR encham e ACLAREM de alegria o coração de todos!