"OITENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DE UM GRANDE CLUBE"

“OITENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DE UM GRANDE CLUBE!”

No dia 02 de outubro de 1940, um grupo de jovens desportistas de Calambau,

reuniram-se em torno de um sonhado objetivo, que era a fundação de um Clube

Esportivo, que teria várias modalidades do esporte, principalmente o futebol, e

que cuidasse também dos eventos artísticos e culturais, tais como: teatro

grêmio literário, escola, incentivar a educação moral e cívica e tudo o que julgar

oportuno e proveitoso para a nossa mocidade. Foi indicado um presidente inte-

rino, o senhor Sérvulo Fernandes e um secretário, o senhor Benigno Peixoto Quintão. Em seguida foi aclamada a diretoria efetiva que permanecerá por um ano, assim constituída:

Presidente: Geraldino Henriques

Vice-Presidente: Geraldino Diogo

Diretor Esportivo: Sérvulo Fernandes

Tesoureiro: Benigno Peixoto Quintão

1º Secretário: José Maria Peixoto

2º Secretário: Francisco Carvalho Vidigal

Zelador: José Lucila

Comissão de estudo: Antônio Pereira Diogo, José Marcelino Paula

e José Ferreira de Lima.

Procurador: João Firmino de Moura.

Foi encerrada a reunião e posteriormente foi indicado o Sr.José Manuel de Araujo Quintão,

como Presidente de Honra.

E assim foi fundado um Clube fadado a tornar-se um dos mais tradicionais da região

O primeiro Presidente Geraldino Henriques esteve na direção da U.S.E. por seis anos,

contando, neste período, com a eficiência dos secretários José Maria Peixoto (Zizinho Peixoto) e Gilson Henriques, alternando nesta atividade. No esporte propriamente dito, teve a atuante colaboração de Benigno Peixoto Quintão e Sérvulo Fernandes.

A partir da década de 50 até meados de 60, o Presidente que mais dirigiu o Clube foi o Senhor Benigno Peixoto Quintão. Foi um período de grandes jogos amistosos com o s clubes da região, destacando-se o jogo com o Derminas Futebol Clube, de Ubá, em 31 de julho/60, na época um dos grandes clubes daquela cidade. O jogo terminou empatado por 1x1, o que foi comemorado como se fosse uma vitória, devido a qualidade do adversário. O técnico era o Sr. Sérvulo Fernandes, que também muito contribuiu para o engrandecimento da U.S.E.Quando de seu sepultamento na cidade de Barbacena, como Presidente da U.S.E., fiz questão de levar a bandeira do nosso clube, que cobriu a urna funerária até o sepultamento.

Ainda na presidência do senhor Benigno, foi dada muita assistência às equipes a base, tendo sido forjados vários atletas para as equipes principais. Formaram-se equipes do Infantil e Juvenil, que estavam entre as melhores da região. Estas equipes foram treinadas pelos Sebastião Soares de Oliveira (Tatão de Cota) e Francisco de Freitas Soares (Quequé), Zizinho Carneiro, dentre outros. Quando vagava o cargo de treinador o Benígno também desempenhava esta função.

No sepultamento do senhor Benigno, ele foi homenageado por vários oradores que louvaram a sua atuação junto à nossa querida U.S.E.Como ex presidente da U.S.E.eu também usei da palavra para homenagea-lo.

No seu sepultamento também a sua urna foi coberta pela bandeira do clube, e os presentes em sua residência, entoaram o hino do clube com muita emoção.

A partir da década de 60, mais precisamente em 1963, assumi o cargo de Diretor Esportivo da U.S.E. O clube, nesta época, estava inativo. Eu estava com 22 anos e unindo aos jovens da época criamos um clube com o nome de Olaria, cujo objetivo era provocar a diretoria da U.S.E .para que voltassem à atividade. O negócio funcionou. Tão logo começamos a jogar pela zona rural, a diretoria convocou uma reunião, fui nomeado Diretor Esportivo e em pouco tempo eleito presidente por aclamação. Constitui uma diretoria de jovens, com apoio total da diretoria antiga. Na semana seguinte, em companhia do meu secretário José Evangelista Fernandes, saímos à procura de uma boa equipe para jogar na nossa estréia. Tivemos m Viçosa e não conseguimos, pois todas as equipes estavam disputando o campeonato municipal. Fomos para Ubá e com a ajuda do famoso técnico Zé Guzela saímos a procura de um clube de lá.De preferência Aimorés, Bandeirantes, Industrial ou Derminas.Todos já tinham jogos marcados.Conseguimos através do Guzela, uma seleção de jogadores vários clubes que era denominada Vasquinho.Formaram uma boa equipe com jogadores que estavam suspensos e outros.Vieram aqui, jogaram debaixo de um grande toró e venceram o jogo por 1x0, no fina lzinho.O gol deles foi marcado pelo centroavante Índio, que muitos aqui conheceram. Ele sempre me lembrava do lance:- o campo alagado, ele recebeu a bola que ficou parada na água. O Dadá saiu do gol, o Índio primeiro chutou a água em seu rosto e depois chutou a bola para o gol.

Nesta época, foram grandes as conquistas da U.S.E.:

- Realizamos o primeiro torneio da região. Foi o Torneio da Amizade, com equipes Piranga, Porto Firme, Senhora de Oliveira, Brás Pires e a U.S.E.

Todas as equipes se reforçaram com jogadores de outros clubes, pois o torneio era aberto, podendo se inscrever jogador de outras localidades. Na partida final o jogo

não terminou, contra a equipe do Piranga Esporte Clube, devido a problemas com o juiz e

posterior invasão do campo pelos torcedores.

- Criamos o torneio Vale do Piranga em 1987 e fomos Campeões e no ano seguinte fomos

Vice-campeões.

- Na década de 70, promovemos o primeiro Torneio Rural do Município, no Campo da Praia, tendo a equipe do Bananeiras se sagrado campeã.

- Agora a “cereja do bolo”: Em 1988 participamos do primeiro Torneio Regional do Porto Firme, com as equipes: Porto Firme F. Clube- Ajax Esporte Clube e União E. Clube - FUNABEM (Viçosa) _ 1º de janeiro E. Clube (Coimbra) Montanhês E. Clube (Ervália)- VASC (Vinte Alqueires)-União Sportiva Educacional (U.S. E de Calambau). Os jogos foram realizados em dois turnos. Desde o início a equipe do Ajax despontou-se como franca favorita, tendo na primeira rodada vencido a U.S.E. por 4x0.

O Ajax continuou ganhando de todas as equipes de goleada. Inclusive vencendo a forte equipe do Montanhês por 3x1. Pois bem. Fomos para a final com o Ajax, com esta equipe sendo considerada “super favorita”. Vieram ônibus e carros trazendo a sua torcida para Porto Firme.

Tirando o pessoal de Viçosa, toda a torcida de Porto Firme e de outras cidades da região foram ver a partida e torcer pra nós.

De Calambau, ônibus, caminhões e vários carros levaram a maior torcida que já se deslocou de nossa cidade. O campo do Porto Firme lotou e a grande maioria da torcida era nossa.

Os jogadores do Ajax entraram em campo só faltando colocarem a faixa de campeão.

Mais não foi o que se viu. Os nossos jogadores, com o apoio da torcida, equilibraram a partida

fizeram o primeiro gol com uma linda troca de passes entre o Ronam,Delei e Otacílio. Este lançou o Zé Maria que em sua jogada característica venceu a zaga na corrida e balançou a rede, para a vibração da grande torcida. No segundo tempo houve um pênalti para o Ajax que foi cobrado pelo Tente, um dos melhores jogadores do Ajax.Antes da cobrança ele fez um sinal para mim que estava no banco. Eu respondi ao sinal, dei azar, o juiz viu e me expulsou do banco. O juiz era um dos melhores da Liga de Viçosa, o Roberto Botafogo.

Bem, o tente cobrou o pênalti na trave. No segundo tempo o próprio Tente fez o gol do empate.Na prorrogação de 30 minutos, aos cinco, o Zé Maria voltou a marcar o que foi o gol da vitória da U.S.E. Os 25 minutos que faltaram pareciam uma eternidade. Por fim deu a U.S.E. e daí para a frente foi só comemoração na Praça de Porto Firme e depois em Calambau até de madrugada. Fizeram parte desta equipe os seguintes atletas: Cássio, Vicente, Carlinhos Patrício, Lado e Tadeu; Renam, Delei e Otacílio; Clovinho , Zé Maria e Toni.

A “Folha da Mata” de Viçosa,em 02 de abril de 88, na sua página de esporte deu a seguinte manchete:

“A U.S.E. surpreende o Ajax e fica com o título do regional de Porto Firme: 2x1”

Na década de 80, quando da inauguração da Praça de Esporte Quinca Maciel, o Prefeito Geraldo de Oliveira Maciel recebeu esta Praça de Esportes, que lhe foi entregue pelo Secretário do Esporte, Lazer e Turismo, o Deputado Leopoldo Besson, e a União Sportiva Educacional-USE- ficou encarregada de sua administração. No dia da inauguração, em um palanque montado na Praça Cônego Lopes, usaram da palavra o Prefeito Geraldo Maciel,

O Presidente da U.S.E. Murilo Vidigal Carneiro, o ex Prefeito Antônio Quintão Carneiro e por fim o Secretário Deputado Leopoldo Bessone.

Em um grande período a Praça de Esportes ficou sob a direção do Sr.Benígno Peixoto Quintão, época em que a piscina, quadras, lanchonete, contribuição dos sócios, voltaram a funcionar muito bem.

Neste período todo, temos a lamentar o estado precário com que a administração municipal entregou a Praça de Esportes,em 2.009, à nova Administração: Alambrados arrancados, banheiros e bebedouros quebrados, quadra mal cuidada, etc.

A próxima administração recebera a Praça de Esportes bem cuidada, com tudo funcionando, faltando apenas pequenos detalhes do que foi exigido pelo Corpo de Bombeiros de Viçosa.

Neste pequeno relato do funcionamento da nossa querida agremiação, nestes oitenta anos, queremos dizer que não abordamos nem a metade do que realmente ela contribuiu para o esporte calambauense e da região. O nosso maior orgulho é ver o seu nome pronunciado com amor por todos aqueles atletas que engrandeceram o seu pavilhão. Deixei de enumerar vários atletas que muito contribuíram ajudando a diretoria. Em outra oportunidade irei citá-los. Não poderia deixar de citar os nomes de Armando Sales Monteiro, que como Vice-Presidente muito deu a sua contribuição em prol da agremiação. O outro é o Geraldo Diogo, que foi por várias vezes como Diretor Esportivo. Aos domingos marcava o campo, concertava as redes e depois dos jogos ainda recolhia todo o material para que em muitas oportunidades a sua esposa Celestina o lavasse. Gostaria de lembrar também a contribuição do Fernando Carneiro Peixoto, que foi também secretário na minha gestão, e participava ativamente na organização do carnaval e outras promoções no Salão da U.S.E.. Foi também o principal responsável pela organização da festa dos “ 50 anos de Glória”, da USE.

Por mais que a U.S.E foi perseguida por elementos, que usaram do esporte para fazerem à reles politicagem, ela continuará viva e servindo de exemplo para a geração atual.

Termino com uma estrofe do seu tradicional hino:

“Avante! Avante! Avante a lutar!

Com bravura varonil,

Para o bem da U.S.E.

E para a glória do Brasil!

::::::::::::::::::

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau, 07 de dezembro de 2020

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 09/12/2020
Reeditado em 09/12/2020
Código do texto: T7131746
Classificação de conteúdo: seguro