Imagem: Google
 



Rotina

De todas as perdas que nos deparamos na vida a maior delas é a de quem perde a si mesmo e não consegue se reencontrar. Na medida em que vamos ficando adultos surgem as responsabilidades, os deveres, os compromissos profissionais e sociais e não nos damos conta que pouco a pouco vamos abrindo mão do que desejávamos em prol de terceiros, da família, do trabalho e começamos a adiar os pequenos sonhos ou as diminutas metas que determinamos quando jovens a serem realizadas na vida adulta.

A rotina nos cerca, nos absorve, nos devora lançando-nos para uma realidade fria onde agimos no modo automático. De repente, nossas vidas parecem estagnadas no tempo, tempo esse que não pára e vocifera roubando-nos a nossa juventude. Passamos a agir como os demais de nossa sociedade repetindo padrões de comportamento.

É preciso uma dose de ousadia para resgatar a pessoa que sempre desejou ser, mesmo que para isso ouça críticas dos demais já corroídos e vencidos pela rotina, acostumados a mesmice do dia a dia. E agora lembro-me de uma frase de Vinicíus de Moraes onde diz: "procuro alguém não para me encontrar e sim para me perder." Feliz de quem encontra um alguém louco o suficiente para romper com os paradigmas impostos pelo modo de vida previsível e mecânico ajudando-nos a romper com esses grilhões incentivando-nos não só a realizar as pendências que foram ficando durante a jornada, mas, sobretudo, a nos fazer perceber que somos capazes de encarar novos desafios, que a vida é um processo permanente de construção, aprendizado e realização. 

As oportunidades surgem a todo o momento. O universo conspira ao nosso favor, todavia somente os que estão abertos a mudança e ao novo conseguem enxergar na oportunidade uma possibilidade de sair da rotina chata e cansativa, para uma rotina dinâmica e atrativa. No entanto, muitos negligenciam as chances que a vida oferece por preguiça, por medo, por comodismo e isso chega a ser cruel em uma sociedade tão desigual como a nossa onde outras pessoas dariam tudo para ter uma oportunidade como a que nos aparece para mudar o satus quo em que se encontram. 

Portanto, é preciso transformar a rotina em algo prazeroso, leve, que produza bons resultados e nos permita realizar os nossos desejos, dos mais simples e bobos até os mais complexos e refinados. Não é tão simples como parece, mas é necessário para o nosso bem estar pessoal e profissional. Quanto aos outros e as suas críticas não se deve dar crédito, pois são seres incapazes de realizar seus próprios sonhos e acostumaram-se com o preto e branco de uma rotina fria e má, pautada na conformidade e no mecanicismo, ou seja, acordar, alimentar-se, trabalhar, dormir, acordar, alimentar-se, trabalhar, dormir; um ciclo que drena a energia e a jovialidade de qualquer cidadão. Ampliar os horizontes e descobrir novas habilidades não é  algo impossível de se fazer, basta apenas o desejo de dar um colorido a mais na vida e de se propor novos desafios estartando novos gatilhos mentais estimulando a mente para a construção de novos saberes.

Alvaniza Macedo
09/12/2020



 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 10/12/2020
Reeditado em 10/12/2020
Código do texto: T7131967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.