O que eu diria para a minha avó?

Ao longo dessa encarnação, aprendi muito com a minha avó. Mulher de sabedoria refinada, entendia como poucos da vida política brasileira. Eu gostava de ouvi-la falar do Getúlio, do Juscelino e jamais caiu na conversa mole de “esse é um país que vai prá frente rá rá rá rá rá, de uma gente unida e tão contente rá rá rá rá rá”.

Com conhecimento também falava da monstruosidade da guerra que, de longe, acompanhou e sofreu. Quando da Revolução de 30, vivendo ainda no interior de Minas Gerais, contava dos soldados paulistas quando entravam nas Alterosas, abatidos, cansados e famintos, ela e o meu avô Iago cuidavam desses pobres moços e lhes davam comida. Sem medo, apenas por compaixão.

Fico pensando: o que eu diria para a dona Noêmia se ela ainda estivesse aqui conosco. Como eu justificaria tanta barbaridade, ódio exuberante, sandice, massacre moral e psicológico de todo um povo? Como eu explicaria para ela que um psicopata comanda o país debochando do sofrimento alheio, sendo um entrave para a entrada de vacinas que evitariam a morte de milhões nesse momento tão dramático de pandemia... simplesmente por politicagem barata? Como eu diria para a minha avó que mulheres, centenas, votaram nesse mentecapto quando o mesmo dizia que mulheres são cadelas?

Seria, sim, impossível explicar para ela que um fulano e uma escumalha jogaram o país no lixo e acham graça.

Eu teria muitas dificuldades. Eu me imagino lendo para ela essa matéria publicada hoje no site progressista Brasil 247:

O Brasil ficou de fora da lista de palestrantes da Cúpula da Ambição Climática 2020 (Climate Ambition Summit), evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que deverá reunir cerca de 80 chefes de estado. O evento será virtual e ocorrerá no sábado (12).

A exclusão do Brasil, que tem adotado política de relaxamento à preservação do Meio Ambiente, está sendo vista como uma das piores derrotas diplomáticas desde o início do governo de Jair Bolsonaro.

Ela se calaria, naquele silêncio pesado que diz tudo. Apenas ficaria pensando: como o povo não reage? O povo não vale nada!

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 10/12/2020
Código do texto: T7132655
Classificação de conteúdo: seguro