QUE NOMES TÊM NOSSOS DEUSES?

A mitologia estuda o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, deuses, semideuses, heróis.

A mitologia grega foi transmitida por tradição oral, com o intuito de explicar fenômenos naturais, culturais ou religiosos. Os deuses gregos mais conhecidos são Zeus, o Senhor do Olimpo, representa a ordem e a vitória da humanidade sobre as forças selvagens da natureza, Hera, deusa protetora das mulheres, do casamento e do nascimento, Atena, deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e ofícios, Eros, deus do amor, Éolo, deus dos ventos, Posseidon, deus do mar, Héstia, deusa virgem da lareira e do lar, Apolo, deus da luz do sol, da música, da poesia, da profecia e protetor das musas, Ártemis, deusa da castidade, dos animais selvagens, da luz da lua e da caça, Deméter, deusa da colheita, responsável pelas estações, Hermes, protetor dos ladrões, viajantes e mercadores, Dionísio, deus do vinho, Afrodite, deusa do amor e da beleza, Hefesto, deus do fogo, dos metais e da metalurgia, Ares, deus da guerra, Hades, deus do mundo subterrâneo.

Zeus pode não ter sido um deus com D maiúsculo, mas foi um caçador, vivia dando seus tirinhos. Teve filhos com muitas deusas e mulheres, entre elas Métis, Hera, Latona, Deméter, Maia, Sémele, ... e representava a ordem.

Os romanos não deixaram por menos e tascaram nomes nos seus deuses, Juno, Minerva, Cupido, Netuno, Apolo, Diana, Mercúrio, Baco, Vênus, Júpiter, Marte, Plutão, Ceres ...

Brahma é o primeiro deus da Trimurti, a trindade hindu (Vishnu e Shiva, os outros), considerado a representação da força criadora ativa no universo e os brasileiros o consagraram na nº 1.

Os egípcios chamaram seus deuses de Rá, Osíris, Ísis, Hórus, Seth, Amon, e vamos ficar com estes. Os nórdicos, entre outros, Odin e Thor. E não foram poucos os mandatários que se autoproclamaram deuses.

Os homens que decidiram chamar o Criador, em português, de Deus (como Zeus, em razão do eu no meio?), nunca tiveram muitos problemas para dar nomes aos seus deuses.

A ciência quanto mais evolui mais elucida. O mundo que cada um de nós vive é do tamanho da capacidade de perceber, captar, identificar, analisar. Dizem que somos únicos. E somos. Vivemos também num mundo único, o da nossa percepção.

E que nomes têm nossos deuses?

Nossas mamães sempre disseram que deram a luz. Nas mitologias, o momento de dar a luz foi tratado como divino, o momento da criação, fiat lux. Os pais sentem-se um pouco deuses e ao dar nomes aos filhos procuram demonstrar intimidade, daí tantos Apolos, Dianas, Dionísios.

Sendo a mitologia muito antiga, buscam intimidade com os mais próximos, Pedro, Paulo, José, Maria, afinal, quem deu a Luz?

Outros vão além.

Os três voltavam de uma caçada quando foram abordados pelos representantes da Lei.

- Polícia! Observou um.

- Sujou, disse o outro, pensando nas armas e no único tatuzinho que haviam conseguido em horas de caminhadas. Caça ilegal.

O representante da Lei dirigiu-se ao primeiro.

- Teu nome?

- Santo, mas pode me chamar Santinho. O homem deu uma olhada e fez a mesma pergunta ao segundo que respondeu:

- Deusinho.

O agente da Lei sentiu o segundo nome bater no ouvido, era um nome diferente, pensou um pouco, coçou a cabeça, balançou-a e disse, não muito alto, sem olhar para os demais, só me faltava...

- Eu, interrompeu o terceiro,... Jesus!

O inusitado aliviou a tensão. O agente chamou os companheiros para testemunharem o fato, risonhamente falando, e após alguns comentários decidiu, sem nenhuma deusa a sua espera:

- Vão embora e podem levar as armas...

... porém, caçador bem sucedido foi Zeus, o tatu fica.