MULHER TEM QUE COZINHAR

Nunca tive intimidade com a cozinha. Eu e ela temos um relacionamento estreito, de vez em quando arrisco algumas receitas, mas nada muito audacioso. Sou uma mulher incompleta, como diz minha mãe, que desde cedo nos ensinou que mulher tem que saber cozinhar...

Mesmo com toda essa falta de aptidões culinárias, meu primeiro trabalho foi em uma Rádio, em que entre outras tarefas, competia a mim a divulgação de receitas culinárias todos os dias num programa de grande audiência na época. Lembro que era uma luta constante colocar no ar sempre receitas variadas. Com o passar do tempo as ouvintes também passaram a colaborar enviando suas receitas preferidas para divulgação. Algumas me ligavam depois para dizer que experimentaram o prato e que dera certo, mas haviam casos que davam errado e elas pediam sugestões. Imagina, eu explicando como preparar uma receita que só entendo depois de pronta e em cima da mesa!

Fatos engraçadíssimos aconteciam, primeiro porque meus colegas de trabalho já conheciam esse meu lado pouco prático da cozinha e ficavam atentos a cada pergunta das ouvintes, para depois me cobrarem uma resposta convincente e "digerível". Havia ainda as mais empenhadas na missão secreta da receita do dia, indo me procurar pessoalmente na Rádio para me explicarem direitinho passo-a-passo a receita.

Ah, se elas soubessem o risco que corriam ao colocar em prática minhas receitas... bom, de lá pra cá pouca coisa mudou nesse sentido, pois tive poucos avanços nesse manual de sobrevivência alimentar. Digamos que já superei alguns traumas e lanço-me ao perigo de vez em quando em algumas receitas. Mas cozinhar continua sendo para mim um bicho de sete cabeças...

Gostosa época essa, apesar de um tanto enganosa. Perdoem-me as ouvintes da época, mas são ossos do ofício. Aprendi a ser mais sincera com o passar dos anos e saborear melhor as receitas da vida. Muitos bons momentos vivi repassando receitas culinárias, apesar de não tê-las colocado em prática. Mas nem tudo é perfeito...

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 14/11/2005
Reeditado em 03/01/2024
Código do texto: T71348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.