E SE A PANDEMIA NÃO FOSSE UMA SURPRESA?

Imagine-se a pandemia não chegar abruptamente, de surpresa, como ocorreu, logo que fartamente se brincou o carnaval com aglomerações gigantes?

Se sinalizassem que ficaríamos seis meses ameaçados e fechados em casa, como seria absorvida a notícia, se oficial?

Uma correria e caos total seriam vistos. Avisado que haveria clausura forçada, a corrida a tudo necessário para sobrevivência traria cena impossível de descrever.

A absorção foi paulatina, digerida aos poucos e sob hábito que foi se estabelecendo, como dizia Shakespeare, “o hábito é segunda natureza”.

Muitos desfechos mais drásticos seriam observados, como suicídios e similares transtornos. Já se vê algo similar em psicopatias desenvolvidas sem o aviso que felizmente não houve. Os fatos foram acontecendo, como em dar tempo ao tempo de assimilação de fenômenos. E ainda vivemos e vamos viver a tormenta. Dez meses atípicos.

Ficar segregado mesmo no seio da família por esse tempo é absolutamente incomum. Para os solitários, os que vivem sós, e a rua é abrigo de convívio, o trauma é maior.

Mas é a história que vamos passar, não sabemos até onde, Deus escreve certo por linhas tortas. Tudo vem desse movimento inicial que nominamos de Deus.

Por onde andar a ideia, o pensamento, as conjecturas ou meios científicos, lá estará uma Causa inicial.

Qualquer digressão que se faça o polo irradiador é a majestade da natureza que desemboca em Deus.

Mesmo o Deus de Spinoza, panteísta, ou Deus de Moisés, que fez caber em doze linhas o norte da vida sadia, ou de São Paulo, o Paulo de Tarso, grande advogado, Rabino e depois, para mim o grande construtor do catolicismo. Enfim Deus, o Criador de todas as coisas e gestor de todas as causas, lá estará a FORÇA SUPREMA.

E nada que vem de Deus fixa um permanente mal. Tudo que vive se expande, cresce, se transforma após viver e finda.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/12/2020
Reeditado em 13/12/2020
Código do texto: T7134914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.