Sonhos em dois atos

Ontem tive dois sonhos enquanto dormia: no primeiro, ainda no colchão de cima, sonhei que encontrava por acaso com três ex amigues. Ali, eu segurava e cuidava sozinha de uma bebê de colo (que, por sinal, não era minha filha e nem eu sabia de quem era; só tinha ido parar nas minhas mãos e eu estava cuidando, mas ela se assemelhava demais com uma prima de 3° grau, que uma pessoa espírita da família disse sê-la a reencarnação da minha bisavó materna).

O pessoal que eu encontrara estava comendo alguns daqueles sebosões que costumávamos comer no sábado à noite. Aguardei terminarem. Não estava faminta.

Fomos jogar algum jogo de tabuleiro no chão em uma rua desconhecida. Vi uma criança de cerca de 3-4 anos caindo de um primeiro andar sem reboco. Fui lá rapidamente, ainda segurando a bebê. A garotinha já tinha se levantado e estava andando, apenas com o braço direito muito arranhado, na região do ombro. Percebi que conhecia a mãe dela (era a mãe de uma ex colega do fundamental).

Nada mais relevante acontecera, até que, por fim, eu colocara um par de óculos infantil na bebê a qual eu segurava. Até então, ela não havia proferido som algum, nem chorado, nem sorrido, só estava lá comigo, tranquilinha. Após os óculos, ela começou a falar o nome de alguns objetos que estavam à nossa frente. Surpresa e emocionada fiquei.

~Fim do primeiro ato.~

No segundo sonho, já no colchão de baixo, sonhei que eu cortava os cabelos de um professor meu da faculdade. Inicialmente, eu pedia para tirar uma parte, e retirei apenas dois pedaços cacheados da região mediana da cabeça. Quando ele olhou no espelho, achou péssimo como tinha ficado, cheio de buracos, e disse que eu poderia cortar o restante da parte de baixo, não todo. Ao mesmo tempo em que eu cortava, refletia sobre nunca ter visto esse meu professor sem seus cachos. Iria ficar muito diferente e logo eu que estava fazendo isso. Como ele deixou que logo eu realizasse tal malfeito?

~Fim do segundo ato.~

Por curiosidade, agorinha mesmo à noite pesquisei no google sobre tais sonhos. Nos sites dizia coisas bem genéricas: que sonhar dando colo a um bebê quer dizer que meus projetos podem estar em uma nova etapa, que eu estou preparada para almejar objetivos, etc. Verdadeiras balelas. Generalistas demais. Não satisfeita, também pesquisei sobre sonhar cortando os cabelos de outrem, praticamente de um conhecido-desconhecido e disse o seguinte: que eu estou tentando controlar o incontrolável. Esta frase me deixou pensativa.

Se os sonhos têm de fato significado eu mesma não sei, 'dizopovqueten', todavia a estes dois vou ousar atribui-lhes os seguintes: no primeiro, eu dormi num recinto de cuidado, estive acompanhada. Sonhei cuidando... No segundo, desci e dormi sozinha, sonhei com o cortar. Aí tem coisa.

Interpretaí, Freud.