Um Natal bem diferente

O Natal de 2020 terá um aspecto bem diferente.

Nas últimas 24 horas 1.092 pessoas, no Brasil, perderam a guerra para um vírus que se espalhou entre nós bem mais rápido que o vento, 184.827 pessoas morreram, de março até hoje, vítimas desse ser minúsculo que age com tamanha força...

Assim como Davi derrubou Golias esse ser microscópico derrotou 1.667.124 seres humanos, no mundo, em pouco mais de 1 ano.

Chamados a refletir sobre essas proporções, ficamos boquiabertos por tamanha devassa. Passa como um rolo compressor destruindo tudo.

E olha que muitos só foram vítimas, não foram se encontrar com essa criatura disseminadora, ou melhor, nem sequer foram apresentados. Ele chegou até essas pessoas através de outras que pegaram de outras e mais outras.

Ninguém marcou encontro com o fulaninho. Perverso, ele usa dos mais descuidados, dos mais fortes, dos mais novos e chega até aqueles que não são tão resistentes assim.

Por causa dele, no dia de Natal, muitos lugares na mesa ficarão vazios, muitas camas de hospitais estarão cheias. Muitos profissionais da saúde terão que deixar suas famílias para conviverem com algo medonho, arriscando suas vidas na tentativa de salvar outas.

Por que tudo isso começou? Onde foi que o mundo errou? E por que está demorando tanto para que essa visita inoportuna vá embora?

Muitas perguntas ficarão sem respostas... e a vida vai continuar para aqueles que sobreviverem esperando por uma vacina que erradique essa praga que se instalou entre nós.

Nália Lacerda Viana, 18 de dezembro de 2020