Ela Vive de Sonhos…

Por Nemilson Vieira (*)

Uma pomba-asa-branca deixou o seu ambiente natural para aninhar-se na minha árvore, no passeio de casa.

Ganhei do seu Aristeu uma plantinha, e logo a plantei em terra fértil. 

Hoje, serve de aporte para este pássaro dividir o seu amor; o aconchego do ninho, das asas, com quem mais sonha na vida: a sua cria.

A 'criança' já veio ao mundo; avistei-a de longe e, aparentemente, está saudável; uma lindeza!

Pela sua tenra idade ainda não teve o prazer do primeiro voo.

A vida da mãe é reversar com o companheiro na alimentação familiar e cantar para o filho aquietar-se no conforto do seu 'berço'.

Outro dia estivera tensa, aflita, atenta...

As folhas caíam ao chão, no tempo certo a deixá-la desprotegida...

O frio veio primeiro a incomodar um pouco; depois o vento, ao balançar os galhos da castanheira.

A sua confiança, lentamente regressava; na medida que os brotos ressurgiam...

A segurança também, na proteção, no frescor, na sombra para ela e o seu rebento.

Uma grande preocupação ainda continua... 

Ao lado e nos ares vivem bichos-papão de verdade: tucanos e gatos matreiros. Não dormem a viverem de olhos grandes na movimentação no ninho.

Tempo atrás, na penúltima ninhada, um derrubou e o outro duma bocada só, nutriu-se do seu maior sonho que caiu do ninho no desespero da mãe no proteger.

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.

(22:08:17)