ESQUIZOFRÊNIA

"COMO PODEM FAZER, REALIZAR, COMETER TAIS ATROCIDADES??" - PERGUNTAVASSE NO SILÊNCIO DAQUELA MADRUGADA DE DOMINGO QUE LOGO PRENUNCIARIA COM A ÚNICA COISA QUE VIRA E PERSISTIA A LHE ENCANTAR E VIVIFICAR, O SOL, MESMO POR ENTRE AS NÚVENS... E ASSIM, ENTORPECIDO DE CAFÉ E CIGARROS ORDINÁRIOS NO SEU MUQUIÇO, NEM MESMO STATUS DE QUITINETE... AO RAIAR DO DIA, FAZIA ALGUM TEMPO JÁ NÃO CHORAVA OU SORRIA, APENAS APESAR DE NÃO AUTÔMATO E TALVES POR ISSO MESMO, AINDA A FOLHEAR JORNAIS A PROCURA DE ALGUMA OCUPAÇÃO QUE O REALIZASSE... BOM, APENAS ABRIA OS OLHOS E CUMPRIA O TRIVIAL E ORDINÁRIO, ALGO JÁ EXTRAORDINÁRIO NAS CIRCUNSTÂNCIAS, RITUAL: LEVANTAR, ESCOVAR OS DENTES, TOMAR BANHO E TOMAR O JÁ ÍNSIPIDO E ATÉ AGRIDOCE CAFÉ, NEM LEMBRAVA MAIS O QUE ERAM NUTRIENTES, MAS ESTAVA BEM FORTE, DICOTOMICAMENTE SUPRA-HUMANO!! - COMO PODEM? PÁGINA A PÁGINA, HEDIONDIDADES JÁ COTIDIANAS, QUE NEM OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTAS CONCEBERIAM, E AO MENOS, HAVIA UMA IDEOLOGIA, OU NÃO? MÃE MATA CRIANÇA COM PANCADAS... DETALHE: ERA UM BÊBÊ DE SEIS MESES. OUTRA: PAI ARRANCA A CABEÇA DO FILHO COM UMA TESOURA: RITUAL OCULTO E MACABRO, PRATICADO EM SÃO GONÇALO, FAMÍLIA COM TRÊS CRIANÇAS MORREM DURANTE O SACRILÉGIO. E OUTRAS NOTÍCIAS TRIVIAIS COMO ASSALTOS COM MORTE, MORTE DE POLICIAIS, FOTOS OSTENTATÓRIAS DE TRAFICANTES GOZANDO OUSADAMENTE DE UM DELEGADO E MAIS MISÉRIAS DA VIOLÊNCIA COTIDIANA...FOME, AQUECIMENTO GLOBAL E CATÁSTOFRES AS MAIS DIVERSAS... NOSSA, COMO PODEM? E PENSOU: MEU DEUS OU O QUE O VALHA - O QUE SOU AFINAL? LÁ NOS QUARTOS DORMEM AS PESSOINHAS QUE SEMPRE ESTIVERAM COMIGO, AO MENOS FISICAMENTE, E EU... SERÁ QUE ESTÁ TUDO AO CONTRÁRIO? A REGRA PARECE SER A MAIS PÉRFIDA. PERVERSSA, QUANDO NÃO, SÓRDIDA E NA MAIORIA DAS HIPÓTESES BANAL E FRÍVOLA. OLHANDOSSE NO ESPELHO DO BANHEIRO, INDAGASSE: QUAL A NOÇÃO DE CARÁTER DESTES DIAS? FAZIA ASSIM, REFLETINDO NO SEU ATUAL DURO DIA A DIA, ONDE HORA OU OUTRA SENTIASSE COMO UMA ESPÉCIE DE PÁRIA, POR QUALQUER ERRO OU DESLIZE... E NÃO ERA NADA DISSO, DEVERIA SER A AURA GERAL DA CIDADE ENTÃO.... ACHAVA POR ISSO QUE NECESSITAVA LER OS JORNAIS PARA SITUARSSE EM SUA COSTUMEIRA SOLIDÃO NAS MULTIDÕES, E SABIASSE PÉSSIMO ATOR, ASSIM SENTIASSE...QUANDO FICAVA MUITO TEMPO ALHEIO AOS NOTICIÁRIOS (PRINCIPALMENTE OS POPULARES) E SAÍA AS RUAS, PERCEBIA QUE APESAR DE SUAS CRISES COMPORTAMENTAIS, QUE OS DEMAIS O OLHAVA COMO SE FOSSE UM EXTRATERRESTRE OU ALGO FORA DOS CONFORMES GERAIS... UNS ATE JOGAVAM PIADAS... "ABRAM AS PORTAS DOS CEMITÉRIOS, PARA OS MORTOS SE CONFRATERNIZAREM CONOSCO" - BRADOU AS 5 DA MANHÃ AO PRIMEIRO RAIAR DO BRILHO SOLAR QUE ENTRAVA PELO BASCULANTE QUE QUEBRARA, EM UM DESSES DESVARIOS SEMPRE SOLITÁRIOS COMPORTAMENTAIS. E O SOL BRILHOU INTENSO NESTE MOMENTO. E POR UM INSTANTE JUROU OUVIR UM CANTO SIBILANTE E MELANCÓLICO, MUITO TRISTE E AO MESMO HARMONIOSO.... CORREU INCONSCIENTEMENTE QUASE, E FOI OLHAR O CÉU... UMA VELHA GARÇA, SÓ QUE NEGRA PLAINAVA ENTRE OS PRIMEIROS E MAIS SIGNIFICANTES RAIOS DO SOL. TOMOU BANHO E ESCOVOU OS DENTES, COMO A MUITO NÃO O FAZIA, COM EXTREMO, PORÉM SOBRIO DELEITE E NÃO COMPROU OS JORNAIS ESTE DIA, ALGO DIZIA-LHE QUE COISAS ABISSAIS, HEDIONDAS CONTINUARIAM A OCORRER, ENTRETANTO....

FIM

26-07-07