Teorias do amor

Crônica do amor

Muitos foram os que cantaram e encantaram enaltecendo o amor. Em uma de suas lindas composições Renato Russo desejou respostas cantando “Quem inventou o amor, explica por favor?” Porém, o que sabemos sobre o amor se resume ao que experimentamos e nem mesmo Freud conseguiu explicar o desejo de amar.

Se viajarmos pelo tempo, podemos perceber que Platão deixou-nos de herança o amor platônico, ou seja, o amor impossível. Amamos aquilo ou aquele que não podemos ter. E se tivermos, já deixa de ser amor platônico.

Aristóteles deixou-nos de herança o amor feliz. É usufruir da alegria de estar junto. Mas a felicidade de apenas dois é egoísta e finita. Ela não nos acompanha pela eternidade.

Shakespeare nos fez chorar por amor. E tantos filósofos pensaram sobre o amor, poetas falaram de amor, cantaram o amor, dramatizaram o amor...

A sociedade parece vivenciar a superficialidade das convenientes trocas: dar amor e recebê-lo; falhar e ser punido; fazer o bem e talvez receber o bem; fazer o mal e talvez se safar... E até hoje nenhum ser humano consegue encontrar palavras suficientes para traduzir o amor.

Mas teve alguém que durante sua passagem pela terra, mostrou-nos, através do seu exemplo, um amor mais sofisticado. Somente Jesus nos presenteou com a mais sublime forma de amar. Ensinou-nos, com seu gesto e sua sabedoria, que podemos amar a todos e, principalmente, a quem não consideramos como amigo, a quem provoca nossos sentimentos inferiores...

Independentemente das religiões, as lições de amor deixadas por Jesus ultrapassam o tempo e inspiram gerações. O amor dele era feito de pura compaixão. Um amor que perdoa, compreende, aproxima pessoas e une povos, é um sentimento que cura. Cura a intolerância, o egoísmo... O amor sempre vem bem acompanhado. Ele traz consigo uma boa dose de generosidade. Quem ama é generoso.

Acredito que amor é isso: amar mais e amar melhor. Eu te amo! E se onde você estiver, te faça feliz... E se com quem você estiver, também te faça feliz... Então essa será a minha felicidade: ver você livre e feliz.

___________________________

@janaina.belle

Palavras Líquidas
Enviado por Palavras Líquidas em 21/12/2020
Reeditado em 19/08/2021
Código do texto: T7140635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.