Nicolás Wintom- O legado de um herói

Um certo peregrino, passando por este mundo, constatou: "Este Mundo é um vale de lágrimas". De fato, ele foi muito assertivo em sua observação. Aqui nascemos, crescemos e ainda morremos, chorando.

Mais também é fato que, mesmo neste vale intenso de horrores, sempre surgirão seres cuja missão parece ser aliviar os fardos a atenuar as dores de seus semelhante. São seres humanos fragéis, sim ,sujeitos as mesmas limitações, as mesmas deficiências, mais cujo exemplo de dignidade e decência parece marcar as nossas vidas para sempre.

Em nossa Era,no século 20, um gesto solidário de um patriota inglês, um pouco antes da segunda guerra mundial,ficou registrado na história de seu país como um símbolo vivo do que a solidariedade é capaz, quando alguém se propõe a ajudar o próximo, mesmo quando expõe a própria vida em perigo.

No ano de 1939, o inglês Nicholas Wintom, viajou para a

Tchecoslováquia, juntamente com seu amigo. Chegando ali, ficou estarrecido com a Política de extermínio contra os judeus empreen- didas pelo regime nazista.Foi quando ele teve uma idéia, que visava salvar ao menos a alguns daqueles infelizes judeus: Mandar para fora da Tchecoslováquia as crianças de famílias perseguidas.Foi aí que começou a escrever para várias famílias européias que tivessem interesse em adotar aquelas crianças.Quando recebeu a confirmação, Wintom, começou a organizar as expedições de envio em um momento dificílimo e muito arriscado para ele, que poderia ser descoberto pelos nazistas, compromentendo assim, sua vida.Mesmo assim, ele conseguiu, mandando centenas de crianças da Tchecoslováquia para a Inglaterra,distantes de seus pais, que não poderam escapar dos campos de concentração.

Wintom, que atualmente está com 104 anos, só lamenta o fato de o último Trem, contendo 240 crianças não tenha conseguido sair da

Tchecoslováquia.Era o dia 1 de Setenbro de 1939, quando a Segunda grande guerra já tinha começado, levando famílias judias e de dissidentes, inteiras aos campos de extermínio. Infelizmente, ninguém mais sobreviveu.

As crianças que tiveram tempo de embarcar nas caravanas organizadas por Wintom,foram adotadas por famílias ou orfanatos. O que nos impressiona é que Wintom passou anos sem relatar a ninguém do BEM que tinha feito.E o BEM que Wintom fez, com o tempo rendeu muitos frutos. Muitas destas crianças que sobreviveram, mais tarde se tornaram engenheiras, escritores, artistas, e melhor, pessoas mais generosas também.Se salvar uma SÓ PESSOA, já significa "salvar" a humanidade inteira, imagine o leitor, salvar da morte certa, cerca de 669 crianças!!!

Quando a História de Wintom, se tornou pública, através de sua Mulher, ele recebeu várias condecorações e reconhecimento de vários países no Mundo, entre eles, EUA, Reino Unido, entre outros.Mais a

maior homenagem, talvez a mais comovente, foi a daqueles que Wintom ajudou a salvar da Morte.Um programa de TV, fez uma homenagem a ele com o auditório repleto de pessoas que Wintom havia ajudado a salvar. Foi um dos momentos mais comoventes de sua vida

e dos presentes no evento também. Alguns dos sobreviventes já contavam com 50, até 65 anos de idade, e o agradecimento a Wintom veio em forma de uma longa salva de palmas e muitas lágrimas.

Perguntado por um reportér, se ele se considerava um Herói, eis o que respondeu:" Não mim vejo como uma herói, para ser um Herói alguém tem que fazer algo muito perigoso, e o que fiz, foi algo que muitos achavam impossível, mais foi possível fazer.Depois disto, mais Jesus fez por mim"

Nicholas Wintom, hoje com cerca de 104 anos deixa-nos um grande

legado de civilidade,decência e solidariedade a ser seguido. Que Deus inspire outros Nicholas em nossa geração!! O Mundo precisa deles!!

Boa noite, Brasil!

( Texto reeditado, escrito em 2014, baseado em uma reportagem sobre o Herói Nicholas Wintom, realizada no ano de 2002)

Eliasoliver
Enviado por Eliasoliver em 26/12/2020
Reeditado em 26/12/2020
Código do texto: T7144188
Classificação de conteúdo: seguro