GERAÇÃO SEM LIMITES

Em um dia aparentemente tranquilo, tudo pode acontecer, inclusive nada. Mas aconteceu uma coisa muito interessante e que me fez refletir sobre a falta de controle com que os pais da modernidade educam seus filhos. Estava no supermercado, seguindo para o caixa, empurrando meu carrinho cheio de compras e, ao passar pelo corredor dos biscoitos, havia uma criança de mais ou menos sete anos deitada no chão fazendo o maior escândalo, gritando e chorando.

A mãe falava qualquer coisa que não se podia ouvir muito bem, devido ao espetáculo em pleno corredor. Aguardei alguns segundos visualizando aquela cena, pois não podia seguir pelo corredor pelo fato de que a criança no chão impedia a passagem do carrinho.

– Com licença, moça – falei com ela assim que os gritos da criança diminuíram – por que seu filho está fazendo esse show todo?

– Ele queria aquele pacote de biscoito e eu disse que não compraria – falou a mãe, aparentemente sem saber controlar seu filho.

– Esse escândalo todo por querer um biscoito?

– Toda vez que ele me pede uma coisa eu não dou, ele começa a gritar e se espernear – falou isso e parou para tentar fazer o filho parar de chorar e gritar.

Ainda bem que você gosta de passar vergonha em público, pois se fosse meu filho, eu passaria o carrinho por cima dele!

– É assim que você educa o seu filho?

– Não necessariamente. Mas meu filho jamais faria isso em público, pois ele tem limites. Ao contrário do seu.

– Então se preocupe com seu filho que eu me preocupo com a educação do meu – falou a mulher irritada.

– Pois o seu filho está atrapalhando a minha passagem. E esse show toda serve para mostrar que você não sabe controlar o seu filho. Ele faz isso tudo e ainda é pequeno. Quando estiver maior vai bater na sua cara!

Nisso, o menino já tinha parado de chorar, pois a mãe pegou o pacotinho e lhe deu sob a justificativa de fazê-lo parar de chorar. E é assim que muitos pais agem com seus filhos: satisfazem seus desejos simplesmente para não os frustrar. O resultado desse tipo de atitude é uma geração de filhos malcriados e sem limites, incontroláveis pelos pais, que passam a ser subalternos e mandados pelos filhos, quando deveria ser o contrário.

Infelizmente, boa parte dos pais perdeu o controle de seus filhos e necessitam urgentemente de um choque de realidade, pois o produto dessa incapacidade de educação familiar é o crescimento de uma criança que pensa que pode fazer o que quiser e quando quiser e pode tratar todos da mesma forma que trata seus pais, de forma desrespeitosa e descontrolada.

Sendo assim, percebe-se que antes de educar os filhos, os pais são quem realmente necessitam de educação, a fim de que parem com a ladainha de que não sabem o que fazer com seus filhos.

Evaí Oliveira
Enviado por Evaí Oliveira em 27/12/2020
Código do texto: T7145497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.