CENSORES PRIVADOS?

Abro a telinha e deparo com um amigo internauta bloqueado pelo FACEBOOK. Não sei por que diabos, só sei que o amigo é da chamada Direita e foi bloqueado pela enésima vez. Também este conservador que vos fala tem tido postagens bloqueadas, mas pensa que este tipo de Censura é mais pernicioso do que a tão falada censura nos Governos militares, pois a deles era às claras e declaradas suas razões ideológicas - era tempo da guerra fria. A deles - os militares - era praticada diretamente pelo Estado, frente a um bando armado e violento. Já a atual, aqui abordada, é obra de particulares movidos sabe-se lá por quais motivos ou incentivos, ou até mesmo se não é impulsionada pelo próprio Estado, agindo na sombra contra cidadãos desarmados. Certo é que trata-se visivelmente de uma CENSURA prévia e aberta, às vezes até com roupagem subliminar, mas sempre seletiva e parcial, pois via de regra (como seus próprios agentes chamados de "verificadores de fatos") preferem atingir a chamada direita. Não permite o contraditório no mesmo instrumento repressor como haveria de convir com o que chamam de democracia. Diz-se apenas: "não está de acordo com nossos padrões". E pronto, é por que é! Pior ainda; muitas vezes, na prática da arbitrariedade, taxa-se opinião como "notícia falsa". Não me recorda ter visto os ofensores do Presidente da República serem bloqueados quando simularam nesta (facebook) e noutras redes sociais, um jogo de futebol macabro onde a bola era a cabeça do Presidente. Mesmo quando fazem torcida pela morte de um Chefe de Estado num leito de hospital e exaltam aquele que quase o assassinou. Tal barbárie, estaria dentro dos tais padrões? Que Estado Democrático de Direito é este? Como pode o particular, com tamanho absolutismo, tolher a Liberdade de expressão do cidadão, assumindo o papel de sensor?

ARAKEN BRASILEIRO
Enviado por ARAKEN BRASILEIRO em 04/01/2021
Código do texto: T7151671
Classificação de conteúdo: seguro