das VANTAGENS de ser BOBO

Por Airton Soares

"O bobo, por não se ocupar com ambições,

tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo.

O bobo é capaz de ficar sentado quase sem

se mexer por duas horas. Se perguntado

por que não faz alguma coisa, responde:

"Estou fazendo. Estou pensando." Clarice Lispector

Hoje recebi de uma amiga o artigo acima. Que texto! Leia! Leia! Pode me chamar de bobo, mas enquanto lia, chorava. Era um chorar miúdo, tácito, pra dentro dos olhos e de compreensão.

Compreensão às pessoas, que ainda, não assimilaram em sua plenitude, a seriedade das minhas palhaçadas e compreensão a mim mesmo por, ainda, não ter conseguido alcançá-las.

Lembrei-me da expressão “O bobo da corte”, sempre arremessada com preconceito e intenção depreciativa.

Enfim, qual a função do "bobo"? Divertir o Rei e a corte. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o “o mestre de cerimônias” das festas.

Peense, num `caba´ atrevido e sagaz. De maneira geral era muito inteligente. Não tinha papas na língua.

Dizia o que o povo gostaria de dizer. Com ironia e jocosidades mostrava os dois lados da moeda, revelando as tricas e futricas íntimas da monarquia e expondo as ambições do Rei.

Claro que há desvantagem em ser bobo. Clarice cita um exemplo. Não vou contá-lo. Quero instigar o leitor a ler o texto por completo. Mas, em contrapartida, diz a escritora, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Ao ler, atente bem ao aviso de Clarice: “não confundir bobos com burros.” Das muitas lições que aprendi ao término dessa leitura, uma foi a de que doravante modificarei o ditado “ Se faz de bobo pra melhor passar.” Passarei a dizer: Se faz de burro pra melhor passar.

Vai bobo, deixa de ser bobo! Vai correndo na carreira e lê o texto!

Texto na na íntegra.

http://literbra.blogspot.com/2007/09/das-vantagens-de-ser-bobo.html

<><><><>

Matéria relacionada

Artista é ...

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/687961