AS ONDAS DO MAR

Andrade Jorge

As ondas vinham alegres, faceiras, formada por uma imensidão de bolinhas branquinhas, que beijam as areias da praia insistentemente, e eu estava ali em pé molhando o corpo, olhando embevecido essa maravilha, que são as águas do mar.

Como os mares e oceanos são misteriosos! O chão, o piso lá no fundão guarda mistérios....

Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Regulam o clima, além de proporcionar aos terráqueos alimentação, lazer, transporte, renda, mas mesmo assim o homem está num processo desenfreado de poluição de suas águas.

Outro fator importante refere-se as algas marinhas, que produzem cerca de 55% do oxigênio do planeta, concorrendo até com a máxima que diz ser a Amazônia o "pulmão do mundo". O excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é absorvido pelas águas. Por meio da fotossíntese as algas produzem muito mais oxigênio do que precisam, e quando há gás demais na água, ele é liberado para a atmosfera.

E eu ali olhando aquela maravilha do mundo.

Nos dias que Netuno está de bom humor, aquelas pequenas ondas que chegam à praia, fazendo arrelia, trazem consigo infinitas lembranças fiquei a imaginar as estórias vindas em seu bojo.

Por onde aquelas águas já passaram? Quais praias visitaram? Quais emoções sentiram ser descarregadas em sua molhada essência? Quantos risos e lágrimas salgadas se incorporaram ao seu todo?

Quantos suspiros e sonhos se perderam em sua imensidão, por vontade própria ou não, e no contraponto quantos amores desfilaram nas areias da praia, quantos ruídos de amor no vai e vem das ondas.

Ondas do mar, um livro da humanidade.

Consulta: Infonet.com.br (por Jonas Ricardo dos Santos-Oceanógrafo

27/11/20

Ano da desgraça mundial