Crônica líquida

A pedra tão dura. Seria resistente? A água tão mole ou diria flexível?

A pedra é resistente ou estática? Uma pedra, em meio a um riacho, permanece ali, estática, mesmo tamanho, mesma solidez....

A água nasce límpida na fonte, pura, aparentemente frágil, transparente, desprovida de nocividade. Assim segue para um rio que se junta a outros rios.

Então as águas passeiam, contemplam outras paisagens, saciam os peixes, lavam as impurezas e objetivam a imensidão do mar.

É inviável, é perda de tempo, colocar uma pedra em meio ao rio para tentar bloqueá-lo. É possível que o rio até pare por um certo tempo. Mas isso fará com que as águas fiquem ainda mais fortes.

É da natureza do rio, seguir seu caminho, contornar as pedras, juntar-se a outros rios, saciar os peixes, lavar as impurezas, sobreviver aos animais peçonhentos, cumprir seu destino e evoluir para a imensidão do mar.

Nada detém as águas, nem mesmo a pedra dura, sólida, resistente e estática.

Alguém pode até desviar o fluxo de um rio, que sabiamente obedecerá, mas ainda assim, continuará correndo para o mar.

Alguém pode até represar a água, que sabiamente obedecerá, mas ainda assim, se transformará em luz e iluminará a humanidade. E as águas que restarem, cumprirão seu destino.

Ser dura, é da natureza da pedra bruta, que nunca evolui.

Ser flexível, é da natureza das águas, que inúmeras lições nos possibilitam.

Assim como as águas cumprem a sua missão: evoluir e alcançar a imensidão do mar. O ser humano também segue sua natureza: alcançar a imensidão da vida.

__________________________

Janaína Bellé

Palavras Líquidas
Enviado por Palavras Líquidas em 08/01/2021
Reeditado em 09/10/2023
Código do texto: T7155271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.