ENTENDENDO DE ARTES

Por muito tempo achei que era tudo bobagem essa questão de entender de obras de arte, sobretudo pinturas.

Achava que cada um tem a sua visão sobre uma determinada obra, e pode sim cada um ter a sua interpretação, mas existe uma mensagem a ser entendida. Eu não acreditava em mensagem nenhuma.

Na universidade, com a matéria filosófica Estética, passei a ter uma visão diferente, pois aprendi a pensar sobre aquilo que se vê. Aprendi a imaginar ou entender qual foi a intenção do autor em sua obra.

Há algum tempo precisei frequentar um consultório dentário.

Logo na primeira vez observei dois quadros na parede que me chamaram a atenção, pois já entendi de imediato o que representavam. Todos dois da mesma artista.

Um maior, em uma moldura vertical, retratava uma flor, o Copo de leite.

As folhas bem verdes e viçosas e uma flor grande demonstrando estar no seu ápice, e uma flor surgindo, ainda em botão, dava uma ideia de continuidade.

Entendi que a intenção da autora foi representar o órgão reprodutor masculino no seu momento mais expressivo.

A outra moldura era retangular, menor e horizontal, retratava uma tulipa azul.

As folhas em partes sobrepostas insinuava discretamente, as coxas de uma mulher, a haste da tulipa saia exatamente de onde seria o genital feminino.

Tendo entendido perfeitamente o significado das pinturas, fiquei curioso para saber a origem e o por quê delas.

Perguntei para a Sra. secretária e irmã do dentista, se ela já havia percebido o que representavam aquelas pinturas e ela me respondeu não fazer ideia. Ela me disse que quem as pintou foi uma cliente de seu irmão e as deu a ele de presente.

Expliquei pra ela a minha interpretação e ela concordou com os fundamentos dizendo que nunca lhe havia passado tal interpretação.

A artista, no meu entender, fez uma comunicação detalhada, inclusive na escolha das molduras, nos tamanhos e na disposição.

Qual a intenção dela em presenteá-lo com aquelas significativas pinturas não se sabe, mas sugere algo mais que uma simples amizade. Será que ele entendeu?

Depois do comentário do amigo Affonso, achei por bem colocar a observação de que não sou tão profundo conhecedor de artes; aprendi a enxergar mais do que se costuma em geral, mas tem obras, como ele mencionou, que eu também não saberia entender. Quanto a valores absurdos de obras de artes, tem muita discussão a ser travada sobre isso.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 09/01/2021
Reeditado em 12/01/2021
Código do texto: T7155706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.