Ainda sobre o tempo

Você fica uma semana trancado dentro de uma quarto sem janelas e perde a noção do tempo. Não saberá mais em que dia e horas está. Porque o cérebro reconhece o tempo pelo movimento.

Essa relatividade nos leva a compreensão de que temos idades mentais bem particulares e nós vemos a nós mesmos com idades diferentes do que realmente temos.

Muitas pessoas envelhecem, lá dentro, na alma, onde realmente importa, mais depressa do que envelhecem biologicamente.

Claro que é importante cuidar do veículo de manifestação nesse plano, nosso corpo, assim como do que realmente somos, nosso espírito, ser transcendental. Para que possamos usufruir de uma ótima viagem é imprescindível um carro em ótimas condições.

Mas no caso do ser complexo que somos, o espírito reage diretamente no corpo. Daí a importância do cuidado com a essência, alimentando o espírito como alimentamos e cuidamos do corpo físico.

E tudo começa com os nossos próprios pensamentos. O que não significa que os pensamentos bastem. É importante, ainda, agir positivamente.

Tudo começa com o carinho que temos conosco mesmo e com a vida. Com o comprometimento em superar adversidades e aprender com elas. Nada ou pouca coisa podemos aprender quando buscamos superar algo com orgulho. Porque aí nos colocamos em uma posição de superioridade, como se nós fossemos as únicas pessoas capazes de fazê-lo.

Nessa situação damos muito valor as nossas batalhas e conquistas, sem dar o devido valor às batalhas e conquistas alheias.

E o contrário também acontece. Tem muita gente de extremo valor que diz não se importar tanto com a aparência nas relações afetivas, priorizando o conteúdo moral, os valores e humor do parceiro. Sem valorizar isso em si, sofrendo em demasia por estar acima do peso. Enfim, não se respeitando da mesma forma que valoriza o seu próximo.

A relação que temos conosco mesmo é a base da construção das relações que teremos com as outras pessoas. Mais ainda, nós atraimos, via de regra, pessoas de acordo com o respeito que dispensamos a nós.

Alguém que perceba uma pessoa que valoriza o outro sem se valorizar pode vestir uma máscara de um ser humano descente e explorar essa situação, submetendo a pessoa  com baixa auto estima à situações extremamente degradantes. E a pessoa vai achar que merece.

Da mesma forma que a pessoa que confunde auto estima com arrogância fará mal a outros que também não se respeitam ainda e perderá boas oportunidades de relacionamento.

Necessário, portanto, antes de buscarmos ter bons relacionamentos com alguém ter um ótimo relacionamento conosco mesmo, a despeito da idade que tenhamos. Aliás, nesse sentido quanto mais vivemos vamos tendo mais oportunidades de aprendizado. E aprender é se libertar de padrões que nada acrescentam na construção da nossa felicidade. Pois espírito fica mais jovem, mais iluminado, mais radiante, à medida que evolui.