Amizade virtual pelo orkut

Hoje aconteceu comigo um fato interessante e digno de muita reflexão.

Ao entrar no orkut, como sempre me deparei com dezenas de mensagens muitas delas de lindos textos ou bem produzidas visualmente, porém percebi que eram mensagens de massa.

Para não errar sendo injusto fui a página das pessoas que me enviaram e aleatoriamente escolhi outros contatos a visitar e lá estava na página deles a mesma mensagem, porém com o nome do contato, claro.

Comecei a pensar, de que me vale receber dezenas, as vezes centenas dessas mensagens diariamente se não exclusivas para mim?

Imagine-se diante de um rádio, tv ou cinema e a pessoa interpretando olha pra câmera ou fala ao microfone “eu te amo” e depois fala um verso qualquer bonito.

Você sentiria aquilo como se fosse dedicado a você?

Então porque as pessoas acham que pela Internet as coisas possam ser diferentes?

Porque esse desejo de manifestar a todos como que diretamente um carinho e um agrado que na realidade não se está dedicando?

Percebo o desejo das pessoas de receber os retornos, esses sim diretos, obrigado querida te amo também ou adorei sua mensagem ela me comoveu, mexeu comigo etc e tal.

Existem pessoas que pelo orkut nos percebem on line e aí enviam sua mensagem e esperam um retorno dela, mas se estamos ao mesmo tempo on line num programa MSN por exemplo por onde poderiam dizer o mesmo direta e exclusivamente, elas não o fazem e porque isso?

Percebi que é o desejo de exposição, de aparecer para muitos abertamente pois numa página dessas todos vêem a sua mensagem assim como na sua todos vêem a resposta.

Hoje resolvi enviar a muitas pessoas uma resposta que transcrevo aqui:

Oi amiga, sei que pode não gostar dessa mensagem mas é o que sinto. Ando meio cansado dessas mensagens em massa pois ainda que os textos nos tragam boas coisas, são sem sentimento algum. Estou preferindo curtas msg no depoimentos ou no msn pois sei que por pouco q sejam naquele momento são dirigidas exclusivamente a mim. Bom dia bjs.

O resultado foi surpreendente, algumas enviaram mensagens se desculpando, outras enviaram endereço de MSN (ainda que não estivessem on line ou não o tivessem aberto mesmo estando) mais estranho foi que voltando a página delas percebi terem deletado aquela mensagem talvez uma das poucas diretamente endereçadas a ela e além disso algumas chegaram a me excluir de sua lista de amigos ou ainda retiraram de mim a classificação de estrela (fã) talvez porque selecionam esse grupo para envio dessas mensagens ou coisa parecida.

Enfim, achei interessante notar esse procedimento nas pessoas e principalmente o que realmente ele me indica, qual seja essas pessoas realmente mandavam sim as mensagens mas nada sentiam de fato por mim nem mesmo o carinho de uma sincera amizade virtual e por isso deixo aqui esse relato e peço para que você também reflita que tipo de amizade realmente tem participando do orkut e outros programas do gênero.

Acho que minhas amigas analistas podem tirar algo daí para entender e explicar a seus clientes o porque das relações até matrimoniais de hoje estarem tão tênues e fugazes pois ama-se de uma maneira interessante que poderia-se dizer: Te amo desde que seja como quero, quando quero, do jeito que quero e do modo que quero e sem qualquer contestação pois não aceitarei contras, pois se o fizer mostrará não ser digno de meu amor e te deixarei no mesmo instante e na net te bloquearei e deletarei.

Ahhh por isso tanta gente está infeliz e solitária nessa nossa época, porque não é uma das partes que pensa assim mas sim as duas e quem viveu só pode ter boas recordações dos anos 60 e de como os sentimentos fluíam então.

S.J.Campos, 27/09/2006