Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O nosso Lula


Ainda bem que o nosso Lula nunca se declarou bolivariano.

Disse uma vez, é verdade, que existe excesso de democracia na Venezuela, mas felizmente não chegou a ameaçar o cidadão brasileiro com a disposição de pôr em prática as lições excessivo-democráticas do país vizinho. Notem que o nosso Lula tem sempre um sorriso giocondo nos lábios ou uma ruga divertida no entrecenho quando lhe perguntam sobre liderança latino-americana. Pelo sorriso ou a ruga, dá para sentir que ele não abriga no peito a menor dúvida quanto a isso.

O irritante, porém, é que já contamos com muitos intelectuais de esquerda (assim autoproclamados), republicanos confessos para a arquibancada e de algum modo influentes nas coisas do governo, que não dormem em paz sem antes acender uma vela para Hugo Chávez.

"Quando o homem sobe ao palanque", dizia-me ontem na Rua do Tingüi um enfezado simpatizante do PCdoB, "é puro êxtase, puro carisma, pura fascinação."

Pelo jeito deve dar vontade de cair de joelhos. Ou de babar na gravata, como diria o grande mestre.

"Não me leve a mal", respondi, "sou mais o Flamengo e o samba."

Leio agora no jornal que a Justiça venezuelana acaba de multar em 19,6 mil dólares um humorista que ousou publicar uma piada sobre o governo chavista. Alarmante. Com essa moda entre nós, Lula não precisaria mover sequer uma palha para aprovar a prorrogação da CPMF. O que não iria faltar era humorista brasileiro, e dos bons, tirando os olhos da cara para pagar caminhões e caminhões de multas.

Ainda bem que o nosso Lula nunca se declarou bolivariano.


[30.10.2007]

Luiz Guerra
Enviado por Luiz Guerra em 30/10/2007
Reeditado em 30/10/2007
Código do texto: T715743

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Luiz Guerra, www.galhodearruda.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Luiz Guerra
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 69 anos
166 textos (17340 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 07:55)
Luiz Guerra