UMA SÓ PASSAGEM

Hoje, vindo para Viana-ES trabalhar, no calor humano de um ônibus coletivo, como faço rotineiramente, de repente percebí quando uma senhora tocou-me no ombro pedindo a minha ajuda. Ela queria simplesmente, R$ 1,85 (Um real e oitenta e cinco centavos), preço de uma passagem do sistema Transcol para retornar para o seu lar. Ela estava se dirigindo ao bairro Bom pastor em Viana-ES, com o objetivo de apanhar o histórico escolar de um de seus filhos em uma escola pública do bairro já mencionado. Ajudei aquela senhora com R$ 2,00 (dois reais), não porque eu seja bonzinho, mas porque o Espírito Santo do Deus Criador, me pediu para ajudá-la. Às vêzes o ser humano pratica um ato qualquer de bondade e, vangloria-se do gesto, como se viesse dele próprio, quando a bondade que praticamos, por mínima que possa parecer, é por orientação do Divino Espírito Santo. O ser humano, por si mesmo é propenso a praticar sempre o mal, porque somos maus por natureza e, só a aceitação de Jesus Cristo como o nosso Salvador pessoal pode mudar a triste realidade do ser humano, que é miserávelmente egoísta, materialista, corrupta, sem amor, sem afeto e sem Deus.

Aquela mulher que não possuía uma passagem de retorno ao lar, me fez recordar da minha própria existência em tempos idos, quando eu também, desempregado e sem recursos financeiros, precisei recorrer a terceiros para ter como retornar ao lar, pedindo também uma passagem de retorno aos outros, por não uma simples passagem para retornar ao lar e, isso aconteceu várias vêzes. Eu ajudei aquela mulher, porque já tinha sentido na própria pele, o problema pelo qual ela estava atravessando no momento e, só podemos avaliar com exatidão um problema enfrentado por alguém, após tê-lo sentido na própria pele. Muitos não ajudam ninguém, apesar de estar em condições de fazê-lo, porque desfrutam de todas as facilidades que a vida possui. Nunca sentiram na pele o que é não ter um pedaço de pão para saciar a fome de um filho ou, não ter o dinheiro necessário para comprar um medicamento de urgência em uma farmácia. Quem sabe ter que construir às pressas um fogãozinho de lenha para terminar de cozinhar o feijão porque o gás acabou e o dinheiro não existe para fazer a reposição. Quem desfruta somente das facilidades que a vida possui, não sabe o que é ver a companhia responsável pelo abastecimento de água, realizar o corte da mesma por inadimplência, decorrente de contas acumuladas por falta de recursos financeiros, que transformaram o débito em algo impagável com números astronômicos. Quem está acostumado somente a desfrutar das facilidades que a vida possui, jamais verá o carro da companhia de energia elétrica suspender o fornecimento do seu lar. Jamais precisará recorrer aos famosos "gatos" de energia elétrica como fazem milhões de brasileiros, às vêzes colocando em risco a própria vida e de seus familiares por falta de recursos financeiros e na tentativa de driblar o problema enfrentado.

Aquela mulher solicitou-me hoje pela manhã, o recurso para um só passagem e, a vida é também uma só passagem. Somente O Deus Criador tem poder para abrir os olhos dos dorminhocos para essa realidade. Muitos se voltam somente para enxergar o próprio umbigo, esquecendo-se que existem milhões de pessoas precisando de ajuda. Quem pode ajudar e se nega a fazê-lo, é porque já está dominado pelo próprio diado que é o originador de todo mal, de todo egoísmo e, é tão real como O Deus Criador é real. Que o ser humano possa sempre olhar para o mundo com olhos cheios de amor e ajudar os outros sempre que estiver em condições de fazê-lo. Quando isso acontecer, por menor que seja o nosso gesto, Jesus Cristo, O nosso Salvador ficará feliz e nos agradecerá com um sorriso nos lábios, porque a Sua morte na cruz, não terá sido em vão. Fazermos Jesus Cristo ou o diabo sorrir por causa das nossas ações é opcional e, infelizmente, a tendência do mundo, da maioria das pessoas, é agradar constantemente ao príncipe das trevas.

Que o Espírito Santo de Deus abençoe a todos aqueles que se colocam à disposição do próprio Deus para ajudar os outros!

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 30/10/2007
Código do texto: T715952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.