Em 2021, quem sabe!

Como é maravilhoso festejar a chegada de um ano novo! Ou seria: um novo ano?! Qual seria a diferença?! Um ano novo, quando tudo começasse do zero? Ou um novo ano, sendo um ano a mais com os problemas ou desafios mais ou menos iguais aos de outros anos?

Bom, o certo é que, apesar dos pesares, não deixei de expressar a minha gratidão pelo ano que passou. Aprendi com as pancadas, com as faltas, com as perdas, com a necessidade de trabalhar em mim o desapego e com o silêncio nos momentos de isolamento. Chorei, mas também sorri; dancei e me atrapalhei em alguns versos que compus. Aprendi a ouvir a voz do vento e a lidar melhor com as minhas janelas. Viajei pela linha do horizonte e retornei para dentro de mim e festejei comigo a chegada de um clarão para um novo tempo.

Agora, estamos em 2021. As crises continuam. Consequência dos anos passados. Para toda causa há um efeito. Percebo que ainda nos encontramos com certas dificuldades de aceitar a opinião do outro, o jeito de ser do outro, as escolhas do outro e continuamos divididos em tempos que sugerem a união de pensamentos voltados para o bem comum, a força da solidariedade.

A meu ver, não seria um ano novo; mas, um novo ano, com uma nova tonalidade, com todas as cores, para que possamos aprender a enxergar melhor a realidade e a nós mesmos, e o quanto temos de melhorar moralmente para tornarmos 2021 um ano melhor, com os problemas e desafios que sempre existirão para o bem de todos nós.

Assim, vamos seguindo esperançosos! Algo de melhor está para acontecer neste ano de 2021. Quem sabe as ideias e as práticas preconceituosas serão banidas do cotidiano mundial! Quem sabe nós nos aceitaremos mais, não importando as imperfeições que todos nós ainda temos em nós! Quem sabe o autoritarismo não mais terá lugar em nenhum lugar do mundo! Quem sabe!

E, agora, com a chegada das vacinas, na prevenção contra a covid-19, quem sabe! Voltaremos à normalidade. O comércio estará aberto. A economia voltará ao normal. As pessoas voltarão aos seus empregos e novos empregos serão gerados. Abraçaremos mais. Conversaremos ao luar ou numa tarde no shopping, ou num cinema, ou num barzinho, ou numa barraca de praia..., mas com um detalhe: que cuidemos, pelo menos, de nós mesmos! E respeitemos os direitos do próximo!

Em 2021, quem sabe!

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 14/01/2021
Código do texto: T7159731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.