CAVALOS E CAVALGADAS

Ouvindo um relato, onde a pessoa dizia que uma amiga sua, sem nenhuma experiência, montou em um cavalo pensando em cavalgar e quase se deu muito mal, pois o cavalo saiu em disparada e ela não sabia como controlá-lo.

Às vezes a pessoa monta em cavalos de cidades turísticas, que invariavelmente são pangarés preguiçosos que andam devagar e a custa de muito esforço do cavaleiro e passa a achar que sabe cavalgar.

Acreditando nisso, pode sofrer um acidente feio se montar um cavalo esperto. Se for cavalo muito bem treinado é mais perigoso ainda, pois ele é sensível ao menor dos movimentos do cavaleiro. Um simples encostar do calcanhar em sua barriga ele sai a galope. Uma puxada mais forte na rédea ele empina pra trás. Todo movimento do cavaleiro o cavalo obedece.

Exige muito conhecimento e sensibilidade de quem está cavalgando.

Até aos onze anos lidei diariamente com um cavalo dócil e manso, mas montei e caí de outros cavalos mais arredios, aprendi a cavalgar e a reconhecer as diferenças das montarias.

Certa vez, em uma viagem, tive a oportunidade de montar um Cavalo de Passo Peruano.

Depois de um espetáculo de dança entre um casal e o cavalo, era permitido aos turistas montarem naquele cavalo, mas sempre com o treinador conduzindo segurando á rédea.

Montei e depois de muita insistência minha ele soltou a rédea e o cavalo ficou sob o meu comando. De imediato percebi que o cavalo parecia uma “Ferrari”, obedecia fielmente ao mínimo movimento que eu fazia. Consegui dar uma boa volta, mas foi como se eu estivesse caminhando sobre ovos.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 15/01/2021
Código do texto: T7160077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.