O PREÇO DA BUROCRACIA

Não me lembrava desse acontecimento. Hoje, lendo a crônica do amigo Dartagnan, ele escreveu sobre uma eleição em 1972, então me lembrei desse fato.

Eu e um sócio éramos arrendatários de parte de uma oficina de consertos de carros, arrumamos um outro sócio, deixamos aquela e montamos uma outra em lugar maior e mais completa.

Demos entrada na abertura da firma e depois de um bom tempo trabalhando, o município nos indeferiu o alvará, pois havia irregularidades na construção do barracão.

Verificou-se que eram problemas insanáveis diante das exigências da legislação municipal.

Ficamos sem saída, o investimento que foi feito seria perdido e não tínhamos como recomeçar em outro local.

Continuamos trabalhando irregular até que apareceu lá um fiscal municipal, que prometeu não nos incomodar desde que pagássemos um valor x pra ele.

Acontece que o valor que ele pediu foi astronômico diante do nosso faturamento, não tínhamos como pagar o suborno e ele não iria regularizar nada, só não faria o que disse que teria que fazer que seria nos autuar e lacrar a empresa.

Depois de muito tentar resolver a situação e o fiscal nos ameaçando diariamente, meu sócio procurou um candidato a vereador conhecido dele, era ano de eleições municipais, 1982.

O tal candidato nos disse que era oposição da atual administração, que não poderia fazer nada lá, mas que em relação ao fiscal, poderíamos ficar tranquilos, pois ele iria dar um jeito. Não disse o que fez, mas o fiscal nunca mais ligou nem apareceu para nos ameaçar.

Passada a eleição, o tal candidato não se elegeu vereador, mas foi nomeado para o setor de obras da prefeitura. Ficou de resolver a nossa situação mas não resolveu. Acredito que não tinha poder pra isso.

Não fomos mais incomodados, mas de vez em quando o sujeito aparecia lá na oficina com algum veículo pra fazer algum serviço. Havia um incômodo nisso; moralmente não tínhamos como cobrar, ele dizia que não queria nada de graça, mas não se incomodava em pagar valores meramente simbólicos.

Pagamos todos os impostos corretamente e encerramos a firma depois da alguns anos sem ter conseguido o alvará de funcionamento.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 16/01/2021
Código do texto: T7161296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.