A MELHOR VACINA

Segundo a respeitável opinião de algumas pessoas, a pandemia de covid-19 igualou todos os brasileiros.

De fato, o novo Coronavírus pode infectar ricos e pobres, pretos, pardos ou amarelos. Quanto a isto não há a menor sombra de dúvida. Todavia, em sã consciência ninguém poderá afirmar — assim como vem ocorrendo em muitos outros países — que toda a nação brasileira cruza o mar revolto da pandemia no mesmo barco. Enquanto os ricos navegam na tormenta a bordo de seus iates, a população carente é obrigada a enfrentar a pandemia se equilibrando em pobres jangadas. Então a resposta é não, a pandemia de covid-19 não igualou os brasileiros, pelo contrário, ela colocou as desigualdades sob um holofote.

A campanha do distanciamento social é legítima, no entanto, a camada mais desfavorecida da sociedade, sem condições de guardar dinheiro e sem possuir vultosas aposentadorias, é constrangida a se espremer em ônibus lotados todos os dias para ganhar o pão.

Nas favelas, que determinado grupo de mídias se utilizando de uma espécie de eufemismo prefere chamar de comunidades, o distanciamento social é precário, pois a população vive em barracos acanhados onde não raro vários membros de uma mesma família, doentes, idosos, jovens e crianças, dividem o mesmo espaço físico.

Dizem, seja qual for a cor da sua pele, que pobre é descamisado, feio e desdentado. Perfeito! Proponho então às pessoas que assim pensam, que daqui por diante passem a sobreviver apenas do vergonhoso salário-mínimo brasileiro. Aviso, dentro de um orçamento apertadíssimo não existe espaço para frequentar salão de beleza, comprar roupas de marca ou fazer um bom tratamento dentário. Quem ganha salário-mínimo mal consegue se alimentar e pagar as contas de água e luz.

A ciência não se encontra de braços cruzados e com seus erros e acertos vem dando respostas no enfrentamento da covid-19. Por outro lado, a pandemia tem escancarado que de modo geral o ser humano ainda é pouco afeito à bondade, preferindo muitas vezes permanecer nas atitudes mórbidas e conformistas, cultivando o orgulho e o egoísmo. Afinal, pessoas realmente boas jamais deixariam que populações inteiras ficassem expostas de modo tão desigual a uma doença que vem ceifando milhares de vidas mundo afora.

Ao mesmo tempo em que o novo Coronavírus nos obrigou ao uso de máscaras, ele também nos desmascarou. Incrível, não acham?

Infelizmente, movidos muitas vezes pela falsa ideia do messias nacional, o Brasil e o mundo ainda elegem e sustentam líderes políticos atabalhoados e portadores de sociopatia. Tais dirigentes mentem o tempo todo, manipulando pessoas e situações, ora agindo com agressividade e revelando seu total desprezo pelo bem-estar da coletividade, ora agindo com afabilidade quando convém aos seus interesses.

Se Deus quiser e certamente Ele quer, a população brasileira deve se vacinar durante todo este ano contra o novo Coronavírus, amenizando a triste situação em que nos encontramos, contudo, 2022 está logo ali e o povo necessita urgentemente se vacinar contra a ambição desmedida e o apego ao poder de certos políticos.